Sábado, 11 Mai 2024

Catálogo digital de vídeos capixabas será lançado em Mathilde

Catálogo digital de vídeos capixabas será lançado em Mathilde
 
Desde 2011, o site Panela vem exercendo a difícil missão de reunir a produção audiovisual capixaba em um só lugar. Com o objetivo de que essas obras alcancem um público cada vez mais e não fiquem limitas apenas a Festivais, o canal reúne curtas-metragens (de até 30 minutos), videoclipes e trailers de longas. Hoje o Panela conta com cerca de 140 vídeos produzidos no Espírito Santo e o número só vem crescendo.
 
Mais uma ação do grupo para fazer os filmes saírem da gaveta é o lançamento do catálogo 101 Filmes Capixabas. A obra, em formato de e-book, reúne produções cinematográficas realizadas no Estado do Espírito Santo no período de 1999 a 2014. A publicação será lançada este sábado (22), a partir das 19 horas, na Estação Ferroviária de Mathilde, distrito de Alfredo Chaves. E também estará disponível para download gratuito no dia seguinte ao evento (23), no site www.panela.tv.
 
 “O objetivo geral do E-book é ampliar os horizontes culturais desse material, contribuindo para a difusão da nossa cultura por meio da divulgação do talento de seus realizadores, equipes e elencos envolvidos”, explica o cineasta e idealizador do Panela Luiz Eduardo Neves. 
 
Essa não é a primeira obra sobre o assunto. Em 2007, a ABD Capixaba lançou o catálogo 81 Anos de Cinema no Espírito Santo e, em 2010, o SEBRAE publicou o livro Audiovisual Capixaba: Estudo da Cadeia Produtiva do Audiovisual do Estado do Espírito Santo. “A diferença entre o “101 Filmes Capixabas” e as outras publicações é que o leitor poderá assistir os filmes que estão catalogados no livro clicando na página do seu vídeo de interesse”, diz Luiz Eduardo.
 
O livro digital, além de um recorte catalográfico do cinema capixaba, trará análises sobre os vídeos do acervo e matérias sobre o mercado cinematográfico do Estado. Luiz Eduardo explica que essas reportagens fazem um panorama da produção local, principalmente a relacionada a Geração 2000, formada por Erly Vieira Jr, Saskia Sá, Ursula D'Art, Lizandro Nunes, entre outros. Além disso, o catálogo também vai comentar a importância dos mais de 20 anos do programa Curta Vídeo, apresentado pelo cineasta Luiz Tadeu Teixeira.
 
Durante o lançamento no sábado, serão exibidos vídeos que estão inventariados na publicação, como, por exemplo, Galinha D’Angola (ficção), Congo de Roda D’Água (documentário), Igual À Vida (videoclipe), A Casa do Sítio e Suas Magias (vídeo arte) e Esta Noite Tem Peleja (animação).
 
 Após a exibição de vídeos, Fabrício Miyakawa e a Mesa, irá agitar ainda mais a programação do evento. Além disso, a Estação Ferroviária de Mathilde irá receber intervenções de vídeo mapping pelo VJ Juliano Serafim.
 
O evento é uma parceria entre o cine clube Ludovico, de Roberta Taufner e Juliano Serafim, amigos de longa data e parceiros do Panela. Entre os objetivos comuns dos dois grupos é tornar Matilde, a última casa do pioneiro do cinema capixaba, Ludovico Persici, em um ponto de encontro do audiovisual capixaba.
 
“O distrito de Mathilde foi escolhido para o sediar o lançamento do catálogo 101 Filmes Capixabas, pois a região foi residência de Ludovico Persici, que entrou para a história do cinema capixaba como o primeiro a produzir imagens em movimento no Estado”, diz Eduardo. Ludovico nasceu em 1898, apenas três anos após a primeira exibição do Cinematógrafo dos irmãos Lumiére, em Paris.
 
O cineasta explica que Ludovico fez muito mais do que apenas registrar cenas do cotidiano da década de 20, “ele Produziu o primeiro bang bang do Brasil usando uma câmera que ele mesmo inventou com peças de gramofone e de relógios velhos”. O lançamento em Mathilde tem a intenção de resgatar essa história e celebrar as produções contemporâneas. 
 
Serviço
 
O lançamento do catálogo 101 Vídeos Capixabas acontece neste sábado (22), às 19 horas, na Estação Ferroviária de Mathilde. Entrada franca.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 11 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/