Segunda, 06 Mai 2024

Palácio Anchieta recebeu obras suspeitas de Modigliani

Palácio Anchieta recebeu obras suspeitas de Modigliani

Aberta com pompa e circunstância em 18 de outubro, no Palácio Anchieta, a mostra Modigliani: Imagens de Uma Vida, está sob suspeita. Após mais de dois anos de investigações, a polícia italiana decretou na terça-feira (18) a prisão de Christian Parisot, diretor dos Archives Legales Amedeo Modigliani. O curador francês é acusado de falsificar e vender no mercado obras do artista italiano 

 
 
No mesmo dia e pelo mesmo motivo também foi decretada a prisão de Matteo Vignapiano. Christian Parisot organizou a mostra, que começou em Vitória e depois seguiu para o Rio de Janeiro e São Paulo. A megaexposição foi mais uma em que o Instituto Sincades - que, como Parisot, vem sendo alvejado por inúmeras e graves suspeições - operou como parceiro da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
 
Em terras capixabas, o release do evento, disponível no site da Secult, celebrava: “O Espírito Santo entrou definitivamente no circuito das grandes mostras internacionais e terá a honra de ser o primeiro Estado do Brasil a receber a exposição inédita Modigliani: Imagens de Uma Vida (...)”.
 
A megaexposição contou com 188 obras e trouxe 12 pinturas em óleo originais, cinco esculturas em bronze, além de fotografias, documentos, desenhos, entre outros trabalhos. Todo o acervo veio do Instituto Modigliani, situado em Roma. A entidade é presidida por Parisot.
 
Uma das principais atrações da mostra já provocara suspeitas. Quando exposta em Bonn, Alemanha, a autenticidade da tela Grande Figura Nua Deitada - Celine Howard (acima) foi alvo de questionamentos. Especialistas afirmam que há ali pigmentos nunca usados pelo pintor.
 
Outras grandes mostras que o Palácio Anchieta recebeu pelas mãos do Sincades foram: Por Dentro da Mente de Leonardo da Vinci (2009), A Beleza na Escultura de Michelangelo (2010), Mestres Espanhóis (2011) e Mestres Franceses (2012).
 
Modigliani: Imagens de Uma Vida foi uma das mais importantes ações do Momento ItáliaBrasil. O evento contou ainda com curadoria do Museu a Céu Aberto e Modigliani Institut Archives Légales, e organização da Premium Marketing Promocional.



Ainda pela manhã, a reportagem entrou em contato com a Secult para apurar o custo da exposição. Não obteve resposta. Como tudo o que envolve o Instituto Sincades, o valor despendido com um suspeito Modigliani é um absoluto mistério.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 06 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/