Terça, 30 Abril 2024

Projeto Elas + Tramas Diversas abre inscrições para oficinas de dramaturgia

nieve_matos_FotoBruNegreiros Bru Negreiros

Até o dia 15 de novembro, pessoas trans feminines, masculines, travestis, não binários e agêneres podem se inscrever na oficina de dramaturgia do Elas + Tramas Diversas, do Elas Tramam, projeto de criação e difusão de textos teatrais. São três vagas, uma com foco em identidade transfeminine e travesti. As inscrições podem ser feitas no link da bio no perfil do Elas Tramam no instagram.

Bru Negreiros

As pessoas selecionadas participaram de oficinas de dramaturgia e ganharão uma bolsa de R$ 230,00 mensais durante cinco meses. As atividades começarão nos dias 25 e 26 de novembro, com um aulão intensivo. Os próximos encontros serão em janeiro, fevereiro, março, abril e maio. O produto final será a entrega de uma dramaturgia, em 1º de junho, que será publicada em um e-book.

Diversidade

Bru Negreiros

A dramaturga e coordenadora do projeto, Nieve Matos, informou para a coluna que as três selecionadas irão compor um grupo já existente, formado por 15 identidades feminines, mas que tem poucas trans e não binárias. Portanto, a iniciativa vem deixar esse coletivo ainda mais diverso. O grupo lançou seu e-book em novembro do ano passado e lançará outro com as novas participantes. O e-book está disponível para download no link. No mesmo endereço é possível ter acesso também aos e-books de outras edições do projeto.

Do e-book para o palco

Bru Negreiros

O projeto tem apresentado ao cenário capixaba novas dramaturgas. Uma delas é Thalia Peçanha, que publicou a dramaturgia Carambolas no e-book do Elas + Tramas Diversas, lançado em novembro do ano passado. Em 2024, Carambolas estará no teatro, já que foi contemplado no edital Funcultura 2022, da Secretaria Estadual de Cultura do Espírito Santo (Secult). A peça aborda a problemática da violência sexual e outras formas de violência contra as crianças em territórios do Espírito Santo que crescem em torno das grandes indústrias.

Lei Aldir Blanc

Nesta semana, o Governo Federal regulamentou a Lei Aldir Blanc de Fomento à Cultura por meio do Decreto nº 11.740. Está previsto de 2023 até 2027, o repasse no valor de R$ 3 bilhões para manutenção, formação, desenvolvimento técnico e estrutural, de agentes, espaços, iniciativas, cursos, oficinas, intervenções, performances e produções; desenvolvimento de atividades de economia criativa e economia solidária; produções audiovisuais; manifestações culturais; e realização de ações, projetos, programas e atividades artísticas, do patrimônio cultural e de memória.

Lei Aldir Blanc II

Com a regulamentação, os planos de ação dos municípios deverão subir para a plataforma a partir de novembro deste ano, com prazo de submissão de até 90 dias. Os editais deverão ser lançados no primeiro semestre de 2024. A integrante do Grito da Cultura, Karlili Trindade, comemora o fato de que, agora, ao contrário do que aconteceu na Lei Paulo Gustavo, as gestões terão um tempo maior para submeter os planos.

Esvaziado

Marcar a Conferência Municipal de Cultura de Vitória para uma sexta-feira (20) não foi uma boa ideia. Realizada no Museu Capixaba do Negro (Negro), a Conferência foi bastante esvaziada se levarmos em consideração a participação de pessoas da sociedade civil, o que já era esperado. Quem, em um dia de semana, pode ficar o dia todo em uma conferência? Escolher uma sexta-feira para a realização de uma atividade que vai pautar as políticas culturais da Capital, principalmente, é dificultar a participação dos artistas e, consequentemente, cercear o debate sobre essas políticas.

Boicote

Foi um boicote à classe artística de Vitória, que tem muito a questionar e a reivindicar de uma gestão que tem acumulado sucessivos escândalos na pasta da Cultura, entre eles, falta de transparência em editais. Além de poucas pessoas terem conseguido ir, parte delas não conseguiu ficar o dia todo, pois tinha outros compromissos, como o trabalho. Foi um desrespeito também com o maravilhoso Quarteto de Cordas da Fafi, que abriu o evento, mas com uma apresentação em um auditório com um grande número de cadeiras vazias.

Dia Internacional da Animação

Divulgação

Em comemoração ao Dia Internacional da Animação, que é em 28 de outubro, o Instituto Marlin Azul realizará, nessa data, uma mostra gratuita de desenhos animados brasileiros e estrangeiros, às 20h30, no Cine Jardins, em Jardim da Penha. A programação traz uma coletânea inédita de obras de animação.

Lançamentos capixabas

A sessão no Cine Jardins será aberta com o lançamento de dois curtas metragens feitos por estudantes da rede pública em oficinas sobre a linguagem e as técnicas de animação do Projeto Animação Ambiental, do Instituto Marlin Azul. Um dos curtas é Minha Cidade Ideal, de estudantes do 5º e do 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental "Éber Louzada Zippinotti", de Jardim da Penha, em Vitória. O outro lançamento é A Concha me Contou, de estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nova Santa Cruz, de Santa Cruz, em Aracruz.

Últimos dias

A classe artística de Vila Velha tem até segunda-feira (23), às 18h, para se inscrever nos editais da Lei Paulo Gustavo. O primeiro edital, nº 001/2023, é para selecionar projetos culturais de produção de Audiovisual de Curta-metragem. O nº 002/2023 foca na seleção de projetos culturais de produção Audiovisual de Videoclipes, Webséries e Podcasts. Já o nº 003/2023, é destinado ao apoio a cineclubes do município. O n.º 004/2023 pretende apoiar o desenvolvimento de atividades artísticas e culturais de diversas áreas em Vila Velha. O quinto edital, nº 005/2023, busca selecionar duas propostas de intervenção artístico-urbana nas linguagens grafite e pintura mural.

 Últimos dias II

Há ainda, um chamamento público, o edital nº 002/2023, que busca apoiar reformas, restauros, manutenção e funcionamento de salas de cinema. Outros dois editais estão com inscrições abertas até o próximo dia 28 de outubro, às 18h. Um deles é o nº 006/2023, voltado para apoiar propostas de capacitação, formação e qualificação por meio de oficinas, workshops, cursos ou outras atividades educacionais voltadas à produção audiovisual. O outro é o nº 007/2023), cuja finalidade é reconhecer e apoiar propostas de capacitação e formação por meio de oficinas ou outras atividades educacionais voltadas ao setor cultural, contemplando as múltiplas manifestações artísticas e culturais do setor.

Até a próxima Coluna!

E-mail:

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/