Domingo, 28 Abril 2024

Ação da Defensoria Pública facilita visita de filhos a pais presos

A Defensoria Pública do Estado, através de ação conjunta com a Pastoral Carcerária e o Ministério Público do Estado (MPES) conseguir reverter uma portaria de Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) que garantia o direito de visitação de filhos crianças e adolescentes a pais presos acompanhado apenas de pais ou responsáveis. 
 
Esta portaria causou transtornos a diversas famílias, já que algumas delas enviam, para acompanhar as crianças e adolescentes, parentes próximos, não necessariamente pais ou responsáveis que tenham guarda legal dos filhos dos presos. 
 
Os parentes, com a dificuldade do acesso de filhos a pais internos do sistema penitenciário, recorreram à Defensoria em busca de solução para o problema. O órgão, então, abriu um processo administrativo em julho deste ano e vem desenvolvendo um trabalho extrajudicial. 
 
Após diversas reuniões entre a Defensoria Pública, MPES, Pastoral Carcerária e a Sejus, o secretário de Estado da Justiça, Eugênio Coutinho Ricas, publicou a portaria 1.582-S que acolheu os fundamentos das entidades. 
 
De acordo com a portaria, a pessoa privada de liberdade pode indicar outra pessoa como responsável para levar seus filhos à unidade prisional para visitá-lo, na hipótese de impossibilidade ou dificuldade de relacionamento com o pai ou a mãe de seus filhos.  
 
A portaria estabelece também que o preso, sempre que possível, deve ser alocado em unidade prisional mais próxima do endereço de seus filhos, visando preservar e garantir o convívio entre eles. 
 
 

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/