Quinta, 25 Abril 2024

Campanha da Fraternidade vai debater políticas para a juventude

Campanha da Fraternidade vai debater políticas para a juventude

A Arquidiocese de Vitória vai dar início no domingo (17) à Campanha da Fraternidade 2013, que tem o tema “Fraternidade e Juventude”. O tema é uma proposta à reflexão sobre a atual condição dos jovens em sociedade e no Estado vai lembrar a violência e o extermínio da juventude capixaba. O tema coincide com a realização da Jornada Mundial da Juventude (JVJ), que neste ano acontece no Brasil, no Rio de Janeiro. 

 
O Estado está no topo da taxa de homicídios de jovens negros, de acordo com o Mapa da Violência 2012 – a cor dos homicídios do Brasil, com taxa de 140,2 homicídios por grupo de 100 mil habitantes. Mais do que mostrar o extermínio dessa parcela da população, a taxa mostra números de guerra civil no que concerne a morte de jovens negros no Estado. 
 
No texto de divulgação da via-sacra que dá início à Campanha da Fraternidade no Estado, o padre Kelder José Brandão Figueira lembra que nos últimos 12 anos mais de 20 mil jovens foram assassinados no Estado e cerca de 12 mil estão no sistema carcerário, sendo a maioria deles jovens, negros e moradores de periferias. 
 
O religioso acrescenta que é comum dizer que esses jovens têm envolvimento com o tráfico de drogas, mas nunca se questiona o motivo de eles enveredarem por esse caminho. O motivo, padre Kelder pontua, é que esses jovens não foram acolhidos pela sociedade que os gerou, ou seja, não têm a perspectiva de serem incluídos no mercado de trabalho e de consumo de forma que o tráfico se torna a única alternativa viável de inclusão e geração de renda para esses jovens. Ele ainda deixa a reflexão sobre o porquê de jovens de classe média e alta, também envolvidos no tráfico nas regiões mais abastadas não terem o mesmo destino. 
 
Padre Kelder também lembra que é a própria juventude que vem assumindo o protagonismo nas iniciativas de promoção de políticas públicas para os jovens. Ele lembrou que em 2011, no Dia Nacional da Juventude, 50 mil jovens integraram a marcha contra a violência e o extermínio desta parcela da população. Já em 2012, a Campanha Conta a Violência e o Extermínio de Jovens contribuiu ativamente para a formação do Conselho Estadual da Juventude. O padre também destaca o trabalho desenvolvido pelo Fórum Estadual da Juventude Negra (Fejunes) que há anos vem colocando em pauta os problemas e as possibilidades de jovens negros do Estado.   

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/