Sábado, 27 Abril 2024

Candidatos ao governo apresentam propostas com foco na juventude

projeto_juventude_SEDH SEDH

A campanha eleitoral começou oficialmente nesta terça-feira (16) e as propostas de cada um dos candidatos a governador do Espírito Santo já estão disponíveis no sistema de divulgação de candidaturas e contas eleitorais. Com maior ou menor intensidade, as políticas com foco na juventude estão presentes nos planos dos candidatos que já disponibilizaram suas propostas. Dos sete, apenas dois ainda não divulgaram o documento: Audifax Barcelos (Rede) e Guerino Zanon (PSD). Carlos Manato (PL) inseriu o documento no site, mas há falha no download. O envio das propostas foi solicitado à assessoria por Século Diário, mas não houve retorno.

Nenhum dos candidatos criou um tópico específico para a juventude, mas contemplaram esse segmento dentro de outros tópicos, principalmente educação e geração de emprego e renda. 

Renato Casagrande (PSB), que disputará a reeleição, destaca no seu plano de governo as ações feitas em seu atual mandato, como a criação de Centros de Referência das Juventudes (CRJs).

Os CRJs, bem como o Programa Estado Presente e as escolas em tempo integral, conforme consta em seu plano de governo, "serão aliados no aprofundamento das relações das diversas pastas do governo por meio e programa de formação cultural para a cidade com foco nas juventudes para conectar as iniciativas culturais com as novas gerações e as novas tecnologias". Entre as demais propostas com foco nos jovens, estão o aumento do número de atletas nos Jogos da Juventude e nas Paraolimpíadas Escolares.

Consta ainda no plano a ampliação das políticas de estímulo à agricultura familiar, empreendedorismo rural, associativismo e cooperativismo, apoiando o acesso de alguns segmentos sociais, como os jovens, à terra, ao crédito rural e aos meios de produção.

Professor Aridelmo (Novo), sem entrar em detalhes, propõe "aperfeiçoar a rede de atendimento socioeducativo para diminuir a reincidência e aumentar a reinserção no mercado". No quesito educação, o candidato defende o alinhamento do ensino médio às novas demandas do mundo do trabalho.

Esse alinhamento se daria, segundo ele, por meio da oferta de 25% das vagas no ensino médio integradas à educação profissional, em consonância com a cadeia produtiva da região. Outras propostas no ramo da educacional são elevar a eficácia da Educação de Jovens e Adultos (EJA); reforço escolar para alunos das séries finais dos ensinos fundamental II e médio, além de ter como uma de suas metas a implantação de uma Escola Viva por município.

Capitão Sousa (PSTU) tem como uma de suas propostas a reestruturação e ampliação do modelo Escola Família Agrícola e o estímulo à permanência dos jovens no campo. Ele destaca que a guerra ao tráfico vitima principalmente a juventude negra, sendo esse um dos motivos apontados por ele para refundação da polícia. Nesse sentido, propõe que a Polícia Militar (PM) e a Polícia Civil (PC) sejam desmilitarizadas, sendo que a primeira passaria a se chamar Polícia Preventiva, e a segunda, Polícia Investigativa.

Já Claudio Paiva (PRTB) quer criar orquestras e bandas marciais nas escolas estaduais, "para incentivar crianças, adolescentes e jovens carentes", além de promover inclusão digital para diversos grupos, entre eles, adolescentes e jovens. 


Pacto 

O Conselho Estadual da Juventude (Cejuve) fará uma live de apresentação do Pacto pelas Juventudes, no dia 30 de agosto. O Pacto é um conjunto de propostas com foco no público jovem, que será entregue para os candidatos das disputas deste ano. Haverá medidas destinadas aos candidatos ao governo do Estado, ao Senado, à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados.

A iniciativa já foi executada pelo Conselho em outras pleitos eleitorais. A ideia é que, ao receber o documento, os candidatos o assinem como forma de assumir o compromisso de colocar em prática políticas públicas voltadas para as juventudes.

Em 2020, entre as propostas destinadas para o executivo, foram listadas: ampliação e capacitação dos profissionais de saúde para o tratamento adequado à juventude urbana e camponesa, bem como, mulheres e a população LGBTQIA+, indígenas, juventude negra, ribeirinha, comunidades tradicionais em geral incluindo acompanhamento psicológico; estímulo à produção cultural e aos artistas locais com abertura de editais, com transparência nos resultados, que promovam shows e atrações culturais em bairros periféricos; favorecer a criação, a recuperação e a modernização de espaços de desenvolvimento educativo e de garantia do direito a cidade e ao lazer das juventudes, tais como, praças e parques; e compromisso com o não aumento das tarifas de transporte público até o final do mandato.

Já para o legislativo, projetos com foco na participação social, em especial do público jovem de 15 a 29 anos, propondo participação direta em estudos de impacto, legislação e áreas afins dos projetos a serem apresentados futuramente na Câmara Municipal; criação do Sistema Municipal de Cultura, que consiste na criação do Plano Municipal de Cultura, do Conselho Municipal de Cultura, com representantes eleitos nos bairros e movimentos de cultura, com caráter consultivo e Fundo Municipal de Cultura; e democratização do acesso à internet.

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/