Sexta, 26 Abril 2024

Cejuve quer impulsionar participação nos conselhos estadual e municipais

batalha_do_castelo_FotoDivulgacao Divulgação

O Conselho Estadual da Juventude (Cejuve) programou uma série de rodas de conversa com os jovens do Espírito Santo durante o mês de agosto. A ideia é dialogar com esse grupo sobre o que é um conselho, o que faz, sua importância para a formulação de políticas públicas e, assim, impulsionar a participação dos jovens nos conselhos que já existem e a criação nos municípios onde ainda não há iniciativa semelhante.

As rodas de conversas acontecerão em diversos municípios capixabas. O presidente do Cejuve e representante do Fórum Estadual da Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes) no colegiado, Ramon Matheus, afirma que as atividades foram agendadas a partir de diálogo com coletivos e Centros de Referência da Juventude (CRJs).

Na Grande Vitória, será realizada roda de conversa no Território do Bem, em Vitória, no CRJ, na próxima terça-feira (16), às 17h. No sul, haverá em Cachoeiro de Itapemirim; nesta sexta-feira (12), no CRJ, às 18h. No norte, em João Neiva, às 13h, no Coletivo Aba Tyba, no dia 18; e em São Mateus, no CRJ, às 17h; no dia 27. Na região serrana, em Afonso Claudio, em uma escola estadual a ser definida, às 13h, na quinta-feira (25).

Consta ainda na programação uma live de apresentação do Pacto pelas Juventudes, no dia 30 de agosto, e uma sessão solene em cinco de setembro, na Câmara de Vitória, em comemoração aos 10 anos do Cejuve. O Pacto é um conjunto de propostas com foco no público jovem, que será entregue para os candidatos das disputas deste ano. Haverá medidas destinadas aos candidatos ao governo do Estado, ao Senado, à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados.

A iniciativa já executada pelo Conselho em outras pleitos eleitorais. A ideia é que, ao receber o documento, os candidatos o assinem como forma de assumir o compromisso de colocar em prática políticas públicas voltadas para as juventudes. Após elaboração do texto-base, foram realizadas plenárias regionais para apreciação.

Ramon afirma que, analisando as reivindicações do Pacto pelas Juventudes em 2018, percebe-se que houve alguns avanços. Alguns deles são a concretização do Plano Estadual de Políticas para as Juventudes, do Fundo Estadual de Juventudes e dos Centros de Referência das Juventudes (CRJs) em vários municípios do Espírito Santo.

O Plano, dividido por eixos temáticos, foi instituído em março último e vai nortear a execução de políticas públicas nos próximos 10 anos. Já o Fundo busca destinar recursos financeiros especificamente para essas políticas e os CRJs.

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/