Sexta, 19 Abril 2024

Conselho de Serviço Social repudia 'faxina social' de Rodney

O Conselho Regional de Serviço Social do Estado (Cress-ES) divulgou nota nesta quarta-feira (2) repudiando a ação do chamado “Choque de Ordem”, promovida pela prefeitura de Vila Velha na última segunda-feira (31), assim como a que foi realizada no dia 3 de agosto.



Durante a ação, foram retiradas pessoas em situação de rua da orla das praias da Costa e Itapuã, além da área sob a Terceira Ponte. No início de agosto a mesma ação havia sido feita na Praça Duque de Caxias, no Centro, e também embaixo da Terceira Ponte, Coqueiral de Itaparica e Avenida Sérgio Cardoso, em Araçás.



Na nota o Cress reafirma seu compromisso com a defesa da vida e dignidade da população em situação de rua, e com a superação das práticas violadoras de direitos, defendendo a autonomia e participação ativa desses indivíduos, repudiando qualquer ação de caráter “higienista” e de “limpeza social” e que reforça preconceitos contra essas pessoas.



O texto traz informações de pesquisas sobre a população de rua. “De acordo com a Pesquisa Nacional da População em situação de Rua realizada em 2008, esse público é composto, em grande parte, por trabalhadores. Os dados apontam que 70,9% exercem alguma atividade remunerada. Pesquisas assinalam o desemprego, a ausência de renda e a falta de moradia como principais causas desse fenômeno”.



Por fim, a nota esclarece que “ações pontuais e imediatistas não enfrentam esse fenômeno na sua base e se caracterizam como um processo de ‘limpeza das ruas’, uma vez que o município ainda precisa avançar na consolidação da rede de serviços públicos de assistência social, saúde, educação, dentre outros, para dar continuidade ao atendimento a esse público”.

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/