Domingo, 28 Abril 2024

Homem detido no Centro de Triagem de Viana denuncia tortura e morte na unidade

O Torturômetro, mecanismo criado pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJES) para monitorar e acompanhar as denúncias de tortura no Estado, voltou a ser zerado nesta terça-feira (13). A denúncia partiu de um homem detido por força da Lei Maria da Penha no Centro de Triagem de Viana (CTV). 
 
O homem foi detido em casa pela Policia Militar e encaminhado à Delegacia da Mulher e depois transferido para o CTV. Ele relatou que, ao chegar ao local, foi agredido por cinco agentes penitenciários, que o espancaram. Ele disse também que foi levado para uma sala maior no presídio e atingido por spray de pimenta nos olhos e agredido novamente por mais sete agentes.
 
O denunciante também relatou que após as agressões foi algemado pelas mãos e pés e deixado de um dia para o outro. Ele denunciou, ainda, que no dia seguinte ao que chegou ao CTV, um agricultor, também detido por força da Lei Maria da Penha, foi encaminhado ao mesmo presídio e espancado. 
 
Ele disse que o homem foi levado para a sala de isolamento e torturado, sendo que seus gritos eram ouvidos à distância até silenciarem. O denunciante contou que o homem morreu e os agentes disseram que o agricultor falecera no hospital, embora os indícios apontavam que a morte teria ocorrido ainda no presídio.
 
O presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento à Tortura do TJES, desembargador Willian Silva encaminhou a denúncia ao secretário de Estado da Justiça, Sérgio Alves Pereira, para prestar informações, e à Corregedoria da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). 
 
  

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/