Segunda, 29 Abril 2024

Secretaria de Direitos Humanos certifica alunos do programa CapacitaSuas

Mais de 400 alunos do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSuas) receberam seus certificados de conclusão de curso, ministrado pelo corpo docente da Universidade Federal do Estado (Ufes), na última quinta-feira (23).
 
Os alunos, que são gestores, trabalhadores e conselheiros da assistência social das regiões sul, extremo sul, norte e extremo norte do Estado, foram qualificados para atuarem nos equipamentos públicos e no controle social da política socioassistencial em seus municípios.
 
Nos três cursos, realizados devido à adesão do governo do Estado ao programa federal que está no Plano Nacional de Capacitação do Suas, a equipe de assistência social dos municípios foi capacitada sobre a implementação das ações do Plano Brasil Sem Miséria, elaboração de indicadores para diagnósticos e acompanhamento do sistema, e sobre a gestão financeira e orçamentária do Suas.
 
Coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seadh), o programa foi dividido em três cursos ministrados nas cidades de Vila Velha, Cachoeiro de Itapemirim (sul do Estado) e Colatina (noroeste do Estado). As aulas começaram em março e contaram com a parceria do grupo pedagógico da Ufes, que se preparou em Brasília, em curso oferecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
 
Para a vice-reitora da Ufes, Ethel Maciel, a parceria firmada entre o governo e a universidade deu muito certo e alcançou o objetivo maior que era contribuir para a desenvolvimento da assistência social. “O que conta é a operacionalização da política, e isso só é possível com a qualificação dos profissionais que ela executam”, declarou.
 
O Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único da Assistência Social é uma estratégia do governo federal para apoiar os estados na execução dos Planos Estaduais de Capacitação do Suas, com a finalidade de  aprimorar a gestão e a progressiva qualificação dos serviços e dos benefícios socioassistenciais.

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/