Terça, 14 Mai 2024

Decisão mantém impasse sobre controle de porto em Vila Velha

Decisão mantém impasse sobre controle de porto em Vila Velha

A disputa judicial entre o empresário Otto Netto Andrade e a família Scopel pelo controle do Porto de Peiú, em Vila Velha, deve render novos capítulos na Justiça. Nesta segunda-feira (22), o desembargador Ney Batista Coutinho manteve a suspensão da realização da assembleia que destituiria todas as pessoas ligadas aos empresários Pedro Scopel e Adriano Mariano Scopel da direção do terminal portuário.  



Na decisão, o desembargador remeteu os autos do processo para manifestação do Ministério Público Estadual (MPES). Logo após, o Tribunal Pleno vai dar a palavra final sobre a disputa que se arrasta na Justiça por mais de seis anos. O caso se tornou público após a disputa ter motivado a Operação Naufrágio, deflagrada em dezembro de 2008, após um dos advogados de Pedro e Adriano Scopel ter sido flagrado negociando sentenças. 



Hoje, o Porto de Peiú é administrado por uma filha de Pedro Scopel, Fabiana Scopel Tramontana, que pode ser destituída da presidência dos conselhos de administração da Peiú – Sociedade de Propósito Específico, subsidiária integral, e da Trufa S/A. Entre os pontos de pauta da assembleia, marcada originalmente para o último dia 14 de setembro, estava a destituição de qualquer membro da atual direção ligada à família Scopel – caso de Fabiana – e a contratação de uma auditoria para desvios milionários na gestão do porto.  



Na época da abertura do processo, a Junta Comercial do Estado (Jucees) não quis registrar a nomeação de Fabiana, que acabou sendo efetivada somente depois de uma obtenção de decisão liminar na Justiça. O empresário Otto Andrade e a família Scopel mantêm 50% cada um das cotas sociais da empresa. A assembleia só iria ocorrer devido à proibição da participação de Pedro e Adriano Scopel, proibidos até mesmo de entrarem na área do porto. 



Otto Andrade alega que a atual gestão não realizou qualquer prestação de contas e nem distribuiu dividendos aos sócios. Nas contas do empresário, o rombo nas contas da Peiú já ultrapassa a casa dos R$ 200 milhões.

Veja mais notícias sobre Justiça.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 14 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/