Terça, 14 Mai 2024

Ex-chefe de missão especial no Estado fez lobby a favor de Hartung em jornal mineiro

Ex-chefe de missão especial no Estado fez lobby a favor de Hartung em jornal mineiro

O ex-sub-procurador da República e hoje advogado, José Roberto Santoro (foto à esquerda), que chefiou a missão especial no Espírito Santo no ano de 2002, teria feito o lobby na imprensa nacional a favor do ex-governador Paulo Hartung (PMDB), após a revelação de denúncias sobre a compra de terrenos da Ferrous Resources, em Presidente Kennedy (litoral sul do Estado). 

 

A revelação foi feita pelo jornalista Amaury Ribeiro Jr., autor do livro “Privataria tucana”, que foi procurado pelo ex-sub-procurador após a publicação de notas sobre o envolvimento de Hartung na coluna em que assina no jornal mineiro Hoje em Dia



Em entrevista ao blog VioMundo, do jornalista Luiz Carlos Azenha, Amaury relatou que José Roberto Santoro – que teria ligações com o ex-governador paulista José Serra (PSDB) – procurou a direção do jornal O Tempo para intermediar um encontro com a direção do Hoje em Dia, no qual o jornalista assina uma coluna semanal. 



O jornalista e escritor revela que o objetivo do encontro intermediado por Santoro junto à direção do jornal seria uma reclamação sobre a nota publicada sobre os desdobramentos da Operação Lee Oswald, que remontam o envolvimento de parceiros do ex-governador com a mineradora Ferrous Resources, sediada em Minas Gerais.



Na coluna publicada no último dia 27 de novembro, Amaury denuncia a participação do que chamou de “grupo de Hartung” nas transações milionárias em Kennedy, publicadas com exclusividade por este Século Diário. No texto, o jornalista acusou o Ministério Público capixaba de ser leniente ao livrar o ex-governador e o ex-secretário da Fazenda José Teófilo, sócios no escritório de negócios Éconos, da denúncia formalizada ao Tribunal de Justiça do Estado (TJES).



Sobre o encontro entre Santoro e a direção do jornal, Amaury relata que o ex-subprocurador não chegou a reclamar objetivamente do conteúdo da coluna, mas não hesitou em fazer duras críticas ao jornalista. “Ele ficou falando mal de mim, tentando levar à minha demissão e quando foi advertido pelos diretores do jornal aumentou ainda mais o tom de voz, como se estivesse numa crise histérica”, disse Amaury em reportagem do blog VioMundo.



O episódio envolvendo o lobby do ex-subprocurador José Roberto Santoro em favor do ex-governador foi considerado por Amaury como um dos “episódios nebulosos” após as eleições municipais deste ano. O autor de “Privataria Tucana” se queixa de ameaças veladas após a divulgação das informações no livro, que se tornou um dos best-sellers do ano.



A relação entre Santoro e Hartung remonta a um período turbulento na política capixaba, quando o Estado ficou próximo de ser alvo de uma intervenção federal no ano de 2002. O então subprocurador da República foi nomeado como chefe da missão especial no Estado, deflagrada após a morte do advogado Joaquim Marcelo Denadai – morto em abril daquele ano – e do pedido de impeachment do ex-governador José Ignácio Ferreira, que viria a ser sucedido por Hartung.



Na época, Santoro atuou ao lado do então chefe da Procuradoria da República no Espírito Santo, Henrique Herkenhoff – atual secretário estadual de Segurança Pública. A repercussão dos trabalhos de combate ao crime organizado terminou por desestabilizar o governo José Ignácio, que acabou sendo sucedido por Hartung, com a exploração do discurso da suposta reconstrução ética e política do Estado. 



Logo após o episódio, os principais atores envolvidos se mudaram do Estado com exceção do governador eleito. Enquanto Santoro foi desligado dos quadros do Ministério Público Federal (MPF), Herkenhoff acabou promovido ao cargo de desembargador federal no Tribunal Federal Regional da 1ª Região, que abrange o Estado de São Paulo. No início de 2011, ele pediu demissão do cargo que gozava de vitaliciedade para assumir a pasta no governo Renato Casagrande.

Veja mais notícias sobre Justiça.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 14 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/