Quarta, 15 Mai 2024

Juízas saem na frente em disputa por vaga de desembargador no TJES

Juízas saem na frente em disputa por vaga de desembargador no TJES

Mesmo sem a publicação do edital com a abertura de uma vaga de desembargador no Tribunal de Justiça do Estado (TJES), os meios jurídicos já começaram a levantar os nomes dos juízes estaduais mais cotados à promoção. Três juízas encabeçam a lista de favoritos na disputa, que deve ser marcada pelo equilíbrio entre os candidatos. Baseado nas votações em eleições, as juízas Elisabeth Lordes, Janete Vargas Simões e Marianne Júdice de Mattos Farina aparecem entre os nomes mais comentados.  



Desde a posse da desembargadora Eliana Junqueira Munhós Ferreira, em agosto último, as mulheres ocupam duas das 26 cadeiras na principal corte do Judiciário capixaba. A primeira desembargadora da história do Espírito Santo foi Catharina Maria Novaes Barcellos, empossada no cargo em junho de 2005. 



Com o favoritismo das três juízas no preenchimento da vaga do desembargador Arnaldo Santos Souza – que atinge a idade limite na próxima semana –, a história da eleição de uma mulher pode se repetir. Mais do que uma questão de gênero, a predileção pelos nomes das juízas é extraído de recentes votações no Tribunal Pleno. 



Nas últimas escolhas por merecimento, as juízas Elisabeth Lordes e Janete Vargas figuraram na lista tríplice entre os nomes mais bem votados. Atualmente, as duas magistradas atuam como desembargadoras substitutas, função apontada nos bastidores como o último estágio antes de uma eventual promoção. 



Da mesma forma, o nome da juíza Marianne Judice também foi lembrado pelos desembargadores nas recentes votações, além de ter atuado como substituta no Tribunal Pleno. A juíza atua hoje junto à cúpula do TJES na função de coordenadora do Comitê da Saúde, escolhida pelo presidente do tribunal, desembargador Pedro Valls Feu Rosa. 



Apesar da indicação do favoritismo das mulheres na disputa, outros nomes de juízes também são ventilados nos corredores do TJES. Entre os cotados aparecem os juízes Raimundo Siqueira Ribeiro e Walace Pandolfo Kiffer, ambos com passagens como desembargadores substitutos, que já figuravam no ranking dos candidatos mais badalados. 



A principal novidade na relação é a inclusão dos nomes dos juízes Júlio César Costa de Oliveira, juiz eleitoral na Capital, e Jorge Henrique Valle dos Santos, que hoje comanda o núcleo de magistrados da 3ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública Estadual, instalada pela atual gestão para julgar as ações populares e de improbidade que tramitam nos juízos da Grande Vitória.

Veja mais notícias sobre Justiça.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 15 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/