Domingo, 19 Mai 2024

Tribunal de Justiça lança edital de novo concurso público para cartórios do Estado

Tribunal de Justiça lança edital de novo concurso público para cartórios do Estado

Passados mais de três anos após o encerramento da última seleção, o Tribunal de Justiça do Estado (TJES) lançou, nesta quarta-feira (10), o edital do novo concurso público para ingresso em cartórios no Espírito Santo. Serão distribuídas até 171 vagas, sendo que a maior parte (121) não possui qualquer restrição e deve ser oferecida pelos critérios de provimento (novos tabeliães) e de remoção (para os atuais titulares de cartórios). As inscrições começam no próximo dia 31 e vão até 29 de agosto. Já as provas da primeira etapa – ao todo seis – acontecem no dia 13 de outubro.



A realização do concurso público no TJ capixaba atende a uma determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que obrigou a deflagração dos editais para as vagas existentes em cartórios de todo País até o final deste mês. O processo seletivo será organizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe/UnB), órgão ligado à Universidade de Brasília, que ficará responsável por todas as fases do certame.



De acordo com o Edital nº 1/2013, o concurso público será dividido em seis etapas, sendo que as duas iniciais já têm data marcada: a primeira, uma prova objetiva de seleção com caráter eliminatório (marcada para o dia 13 de outubro), e a segunda uma prova escrita e prática com caráter eliminatório e classificatório (marcada para 17 de novembro). Em seguida, a terceira fase prevê a comprovação dos requisitos exigidos dos candidatos; a quarta é a fase de exame psicotécnico, entrevista pessoal e análise da vida pregressa.



As duas últimas etapas serão: uma prova oral, de caráter eliminatório e classificatório; e a prova de títulos, também de caráter classificatório. Todas elas são de responsabilidade da organizadora do concurso, com a participação da banca examinadora, que será presidida pelo desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama. A comissão também é formada por dois juízes estaduais, representantes de entidades ligadas aos cartórios e membros da seccional capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES).



O edital prevê que os requisitos para a investidura no cargo são: ser aprovado no concurso público (por provimento ou remoção); estar em pleno exercício dos direitos civis, políticos e, no caso de candidato do sexo masculino, também estar quite com as obrigações militares, e ter nacionalidade brasileira. No caso de novos tabeliães, o candidato deverá ser bacharel em Direito, com diploma registrado, ou ter exercido, por dez anos, função em serviços notariais ou de registros. No caso dos candidatos à remoção, eles devem comprovar que já exercem a titularidade de serventias no Estado por mais de dois anos.



As inscrições no concurso público deverão ser feitas somente via internet na página do certame no site da Cespe/UnB (http://www.cespe.unb.br/concursos/tj_es_13_notarios) entre 10 horas do dia 31 de julho de 2013 e 23 horas e 59 minutos do dia 29 de agosto de 2013 (horário de Brasília). A taxa de inscrição será de R$ 200,00. Os candidatos que têm direito à isenção da taxa podem solicitá-la no mesmo endereço durante o período de inscrição. A integra do edital pode ser conferida clicando aqui.

Veja mais notícias sobre Justiça.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 19 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/