Sexta, 26 Abril 2024

Anchieta registra 11 espécieis ameaçadas de extinção

Na lista dos animais sob o risco de extinção, que vai desde as categorias vulnerável até extinta, nove estão no município de Anchieta (sul do Estado), segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. De acordo com  o levantamento, feito com base em Estudos de Impacto Ambiental (EIA), há onze espécies ameaçadas de extinção no município. 

 

São elas: goiamum, mero, cavalo-marinho, tartaruga-cabeçuda, tartaruga-de-pente, tartaruga-verde, morcego-de-frutas, morcego-beija-flor, cutia, jaguatirica e gato-do-mato. Todas encontram-se na lista de espécies ameaçadas de extinção no Estado, segundo a Lista Vermelha do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). 
 
As espécies podem ser classificadas em oito categorias: extinta, extinta na natureza, criticamente em perigo, em perigo, vulnerável, quase ameaçada, pouco preocupante e deficientes em dados. Se a espécie foi classificada em uma das duas primeiras categorias, é considerada extinta. 

 
Dos onze animais listados em Anchieta, o mero e a tartaruga-de-pente se encontram na categoria em perigo. Já os demais na categoria vulnerável. 
 
Atualmente, 627 espécies estão na lista de animais ameaçados de extinção, em diferentes categorias de risco. Metade dessas espécies está protegida em unidades de conservação.

 
Em Anchieta, há atualmente duas unidades de conservação: a Área de Proteção Ambiental Tartarugas (APA Tartarugas) e a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Papagaio. Entretanto, grandes empreendimentos ameaçam a região. Caso da Samarco Mineração, que além da poluição do ar,  influi diretamente sob as espécies marinhas, devido aos derramamentos de minério no mar e nas praias, assim como com a intensa movimentação de embarcações no porto do empreendimento. 
 
Segundo ambientalistas, a presença de animais sob o risco de extinção é constante nas regiões onde há grandes empreendimentos. Apesar disso, alertam eles, o governo do Estado incentiva os projetos que geram passivo ambiental. 

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/