Domingo, 28 Abril 2024

'Advogada dos pobres', Defensoria é referência na proteção das mulheres

fernanda_prugner_nudem_dpes_divulgacao Divulgação

A "advogada dos pobres". A Defensoria Pública é uma instituição de portas abertas que atende a todas as pessoas que dela precisarem. Mas para uma parcela da sociedade, que vive em um contexto socioeconômico menos favorecido, é o único apoio jurídico com que se pode contar.

No caso das mulheres hipervulnerabilizadas, que são aquelas que, além da fragilidade socioeconômica, também são negras ou pardas e vítimas de violência doméstica, o trabalho feito pela instituição no Espírito Santo é exemplar, tendo inclusive reconhecimento nacional.

Quem conta um pouco desse cotidiano de atendimento integral das mulheres em situação de violência, é Fernanda Prugner, coordenadora do Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública do Espírito Santo (Nudem/DPES).

Ela fala também sobre a urgência da implementação de dispositivos estabelecidos na Lei Maria da Penha, como as varas judiciais híbridas, que não existem no Espírito Santo; o fim dos prazos de validade das Medidas Protetivas de Urgência (MPU); e a capacitação permanente do corpo técnico e jurídico das instituições de proteção e do Judiciário, para o devido acolhimento especializado.

---

* Inscreva-se no canal do Século Diário no YouTube e ative o sininho para acompanhar as novidades.

** Se quiser ouvir este e outros programas em podcast, siga os canais do Século Diário no Spotify e no Google Podcasts .

O desafio de vencer o machismo e o racismo no Judiciário

Advogada Layla dos Santos conta sua luta cotidiana para aplicar a Lei Maria da Penha a mulheres negras e periféricas
https://www.seculodiario.com.br/tv-seculo/o-desafio-de-vencer-o-machismo-e-o-racismo-no-judiciario-1

Veja mais notícias sobre Justiça.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/