Terça, 21 Mai 2024

Assembleia aprova destinação de terras devolutas para assentamento no norte do ES

Em plenária ordinária realizada nesta terça-feira (23), o Projeto de Lei nº 124/2013, de autoria do governador Renato Casagrande, foi aprovado por unanimidade pelas comissões da Assembleia Legislativa. A matéria autoriza a doação de três áreas de terras devolutas do Estado ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), para complementação do assentamento Paulo Vinhas, localizado em Conceição da Barra, norte do Estado.

 
Duas delas estão localizadas no lugar denominado Córrego Santa Izabel e outra no Córrego do Cedro, ambas no distrito de Itaúnas.
 
A matéria passou por parecer oral das comissões de Justiça, Cidadania, Infraestrutura, Agricultura e Finanças, que votaram pela aprovação. O PL entra em vigor no dia de sua publicação.
 
O assentamento Paulo Vinha foi fundado em 1996. A área se estende por 475 hectares e nela estão assentadas 63 famílias. Dentre as culturas cultivadas no local estão milho, maracujá e, principalmente, café e pimenta do reino.
 
A Associação dos Produtores do Assentamento Paulo Vinhas, que existe desde 1998, possibilita a comercialização direta desses produtos e incentiva o aumento e melhoria de setores como produção, educação e saúde.
 
No assentamento, também há a escola Córrego do Cedro, que desde o início deste ano letivo desenvolve, com adolescentes, atividades para a formação de valores na escola e nas famílias.



Outra iniciativa é a Associação de Mulheres do Assentamento Paulo Vinhas e Comunidades Vizinhas, destinada ao manuseio dos produtos agrícolas, como produção de beiju, polpas de frutas e doces, e também ao cultivo de hortaliças. Entretanto, essa associação enfrenta dificuldades. Na gestão anterior, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) fez um projeto para a sede da associação, que até ainda não foi construída. Sem a infraestrutura necessária ao tratamento adequado dos alimentos, a produção está perecendo.
 

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 21 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/