Quarta, 01 Mai 2024

Brasil tem cinco milhões de camponeses analfabetos

Brasil tem cinco milhões de camponeses analfabetos

De 14 milhões de analfabetos existentes no País, cinco milhões são camponeses, segundo a Via Campesina. A denúncia foi feita durante mais um dia de manifestações no Encontro Unitário dos Povos dos Campos, das Águas e das Florestas, realizado em Brasília desde segunda-feira (20), e que conta com uma delegação capixaba. Segundo a entidade, essa realidade permite a manipulação dos trabalhadores do campo e a desorganização das comunidades, impedindo o seu crescimento. 

 
Apesar de alguns avanços - Diretrizes Nacionais para Educação Básica nas Escolas do Campo, Conselho Nacional de Educação e a criação das bases para a implantação da Política Nacional de Educação no Campo -, o que chega ao campo é uma escola assistencialista, precária e associada aos interesses do latifúndio, desvalorizando as características de onde está inserida. 

 
Além disso, a educação registra outros problemas graves, como é o caso da Escola Estadual de Ensino Fundamental Palhal, na zona rural de Linhares (norte do Estado), que teve que ser reformada pelos próprios moradores da comunidade. 

 
Para a Via Campesina, o projeto de educação no campo, além da estrutura necessária, deve ser articulado com os interesses das organizações camponeses, baseada na agricultura familiar e seus variados modos de vida. O mesmo deve ocorrer nas demais escolas implantadas em comunidades tradicionais como indígenas e quilombolas, para não comprometer a experiência dessas culturas. 

 
Durante o encontro, José Wilson, secretário de Políticas Sociais da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), disse que uma escola de qualidade ajuda a fixar os trabalhadores no campo, permitindo que eles identifiquem oportunidades e potencialidades.

 
Os camponeses cobram do governo federal maior participação da categoria no debate sobre a educação no campo. 

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 01 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/