Domingo, 05 Mai 2024

Campanha atenta para a preservação do arquipélago de Abrolhos

Campanha atenta para a preservação do arquipélago de Abrolhos

Foi lançada pela Aliança para a Conservação Marinha a campanha “Adote Abrolhos – É do Brasil. É do mundo. É nosso”. O principal objetivo dessa campanha é ampliar a proteção da região de Abrolhos, localizada entre as costas sul da Bahia e norte do Espírito Santo. Abrolhos possui a maior biodiversidade marinha de todo o Atlântico Sul e apresenta as maiores formações recifais do Brasil, além de funcionar como um berçário das baleias jubarte, que frequentam a região para reprodução e amamentação de filhotes entre os meses de julho e novembro. Apesar disso, a região é ameaçada por atividades como a pesca predatória, o desmatamento nas bacias hidrográficas e as mudanças climáticas



A campanha, uma parceria entre as ONGs Conservação Internacional (CI) e Fundação SOS Mata Atlântica, promoverá uma petição para pedir apoio dos internautas pelo efetivo funcionamento das Unidades de Conservação (UCs) na região e retomada do processo de ampliação da proteção de Abrolhos com a criação de novas reservas.



Também haverá um concurso cultural que levará os ganhadores para visitar a região. A campanha pretende engajar o público em ações que contribuam para a conservação de Abrolhos, para apoiar à implementação e criação de novas áreas marinhas protegidas e para o desenvolvimento sustentável da pesca e do turismo. Informações podem ser consultadas no site www.adoteabrolhos.org.br, além das redes sociais.

 

A região de Abrolhos abriga, a 72 km da costa da cidade de Caravelas, na Bahia, o Arquipélago de Abrolhos. Ele é formado pelas ilhas Santa Bárbara (sob controle da Marinha do Brasil, onde está o farol), Siriba, Ilha Redonda, e ainda as ilhas Sueste e Guarita (que pertencem ao Parque Nacional Marinho dos Abrolhos), nas quais o desembarque é proibido.

 

Abrolhos se estende desde a foz do rio Jequitinhonha à foz do rio Doce e tem cerca de 95 mil quilômetros quadrados que abrangem os mais diversos habitats, entre eles manguezais, praias e restingas. Além de possuir a maior biodiversidade do Atlântico Sul e de ser fundamental para a pesca brasileira, além da manutenção da espécie das baleias jubarte, Abrolhos é a região mais abundante em peixes do Nordeste do Brasil, onde cerca de 20 mil famílias de pescadores são sustentadas pela atividade. Espécies como badejos, garoupas, vermelhos, lagostas, camarões e caranguejos são encontradas na região.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 05 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/