Sexta, 26 Abril 2024

CNPq publica chamada para pesquisa em agroecologia e sistemas orgânicos

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) publicou chamada para selecionar projetos que integrem atividades de  extensão tecnológica, pesquisas científicas e educação profissional para construção e socialização de conhecimentos e práticas relacionadas à agroecologia e sistemas orgânicos de produção. As propostas aprovadas serão financiadas com recursos no valor global estimado de R$ 8,9 milhões.

 
Demanda frequente de agricultores, a chamada deverá beneficiar o fomento da agricultura orgânica também no Espírito Santo. Os agricultores capixabas podem enviar seu projeto até o dia 19 de novembro. 
 
Segundo o CNPq, a iniciativa contribuirá para implementação ou manutenção de Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT) em Agroecologia e Produção Orgânica ou de Núcleos de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (NEA).
 
Será aceito uma única proposta por proponente em cada uma das linhas temáticas: “Núcleos de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica (NEA); Centros Vocacionais Tecnológicos de Referência por Unidade da Federação (CVT UF) e Centros Vocacionais Tecnológicos por Bioma (CVT Bioma).
 
O NEA tem como objetivo ser um centro de referência de desenvolvimento rural sustentável e dos conhecimentos e das práticas de produção orgânica e de base agroecológica na área de influência da instituição de ensino, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
 
Já o CVT UF tem como objetivos ser um centro de referência de desenvolvimento rural sustentável e dos conhecimentos e das práticas de produção na unidade da federação, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensa.



Por fim, o CVT Bioma deve atuar como um centro de referência de desenvolvimento rural sustentável e dos conhecimentos e das práticas de produção orgânica e de base agroecológica no bioma.
 
A chamada conta com o envolvimento do Ministério  da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI),  Ministério da Educação (MEC) e  Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que deverão ajudar na implementação dos centros. 
 
A íntegra pode ser acessada no site http://www.cnpq.br.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/