Segunda, 29 Abril 2024

Incêndio no Parque César Vinha atinge 100 hectares de mata nativa

Incêndio no Parque César Vinha atinge 100 hectares de mata nativa

O incêndio registrado no Parque Estadual Paulo César Vinha desde essa quinta-feira (20), em Guarapari, já atingiu uma área de 100 hectares - 100 campos de futebol -, o equivalente a 10% da reserva. As chamas foram controladas na tarde desta sexta-feira (21) e, segundo o tenente-coronel Bruno Tadeu Rigo, a tendência é que a diminuição da temperatura à noite ajude no combate aos focos. Ainda não foram feitas perícias para detectar se o incêndio é de origem criminosa.



A área está situada no quilômetro 33 da Rodovia ES 010 (Rodovia do Sol), que chegou a ficar completamente bloqueada durante quatro horas na tarde desta sexta. O Corpo de Bombeiros informou que o terreno é de difícil acesso para viaturas por ser alagadiço, parcialmente arenoso, e de vegetação fechada. O vento forte também prejudica os trabalhos.



Desde essa quinta uma equipe de vinte bombeiros por terra e com o apoio de uma aeronave da Polícia Militar com seis tripulantes combatem o incêndio. Os bombeiros atuam em um regime de operação de 12 horas diárias para que haja maior eficiência no combate às chamas.



Um Posto de Comando também foi estabelecido na administração do Parque para a gestão operacional. Equipes foram enviadas para auxílio no combate às chamas das unidades de Cachoeiro de Itapemirim, Marechal Floriano e Vitória. Outra equipe do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) dá apoio ao combate, sob a coordenação do Corpo de Bombeiros.

 

Em 2008, o Parque sofreu um incêndio que atingiu cerca de 450 hectares, o equivalente a 450 campos de futebol, o que representava quase metade de sua extensão. Na época, metade de sua vegetação, boa parte composta por restinga, foi perdida e foram registradas mortes de diversos animais. O vento forte também foi um fator que dificultou o combate às chamas em 2008.

 

Na última quarta-feira (19), um incêndio comprometeu 70% da área do Morro da Concha, localizado no Parque Natural Municipal de Jacarenema, na Barra do Jucu, em Vila Velha. Nelson Abelha, da Associação do Meio Ambiente da Barra do Jucu (Amabarra) afirmou que as queimadas são constantes na região e muitos focos são gerados a partir de materiais como latinhas e vidros descartados em meio à vegetação. O Conselho de Jacarenema disse que solicitará ao Corpo de Bombeiros para que seja feita uma perícia no local para descobrir as causas do incêndio.



O Parque Estadual Paulo César Vinha foi criado em 1994, com o objetivo de preservar uma faixa contínua de restinga, um dos ecossistemas mais ameaçados da Mata Atlântica. Tem área de 1.500 hectares, que reúne lagoas, dunas e planícies alagadas,  além de espécies da flora e fauna ameaçadas de extinção e endêmicas. O parque é circundado pela Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, que funciona como sua zona de amortecimento e visa conservar a região marinha do arquipélago das Três Ilhas. O nome da unidade de conservação é uma homenagem ao biólogo Paulo César Vinha, morto em 1993, por atuar contra a extração de areia na região.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/