Domingo, 28 Abril 2024

Servidores do Iema convocam assembleia para deliberar sobre greve

Servidores do Iema convocam assembleia para deliberar sobre greve
A Associação dos Servidores do Iema (Assiema) e o Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos do Espírito Santo (Sindipúblicos) deliberarão sobre uma possível greve em uma reunião nesta terça-feira (26), às 8 horas, em frente ao prédio 1, na sede do Instituto Estadual do Meio Ambiente Recursos Hídricos (Iema).
 
Os servidores do Iema estão em campanha pelo alinhamento salarial ao Plano de Cargos e Salários aprovado no ano passado para o Instituto de Obras Públicas (Iopes) e para o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) do Estado. Se aprovada, a greve terá início em meados do mês de dezembro.
 
O objetivo da reunião desta terça é abrir uma mesa de negociação com a secretária de Meio Ambiente, Diane Rangel, e a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), garantindo a aprovação da equiparação salarial.
 
Nesta segunda-feira (25), aconteceria uma reunião entre a secretária, o diretor-presidente do Iema, Tarcísio José Föeger, e os secretários de governo e da Seger para discutir exclusivamente sobre o pleito da categoria, mas essa reunião foi cancelada.
 
Segundo Fábio Camilo dos Santos, secretário-geral da Assiema, os servidores do Iema tinham uma remuneração mais alta que a dos funcionários do Iopes e do DER. Depois do alinhamento do governo, explica, estão ganhando menos, apesar de desenvolverem atividades com as mesmas complexidade e importância. "Que política de gestão de pessoas é esta, que no lugar de alinhar o funcionalismo público, está gerando distorções?”, questionou.
 
Já nessa sexta-feira (22), em reunião entre a comissão de negociação dos servidores do Iema, a Assiema e o Sindipúblicos, os membros da Assiema demonstraram total insatisfação com a demora do retorno do governo sobre suas reivindicações. O Sindipúblicos lembra que a greve dos servidores do Iema paralisa várias obras públicas do governo.
 
Em abril deste ano, servidores do Iema e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper-ES) já haviam manifestado a insatisfação em relação ao  plano de carreira dos funcionários, com protesto no Centro de Vitória, em frente ao prédio da Seger. Pelo mesmo motivo, foi deflagrada greve da categoria no ano passado, com duração de quase dois meses.

 
Também em 2012, um relatório divulgado pela Assiema, feito a partir de uma pesquisa interna no órgão, comprovou, dentre vários pontos alarmantes, a ineficácia e desestímulo dos funcionários do órgão na aplicação de multas a infrações ambientais e casos frequentes de carência de capacitação, falta de rigor em aplicação de penalidades e assédio moral por parte das empresas fiscalizadas. A competência do Iema para a fiscalização e controle de empreendimentos ambientalmente nocivos sempre foi questionada por ambientalistas.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/