Sábado, 27 Abril 2024

VV é favorita para abrigar superporto, mas indicação encontra resistência

VV é favorita para abrigar superporto, mas indicação encontra resistência
Todas as últimas movimentações políticas e econômicas em relação ao Porto de Águas Profundas (Portaes) que vai ser construído no Espírito Santo têm indicado que Vila Velha deve vencer a “disputa” pelo local com a região da Praia Mole, que fica entre Vitória e Serra. O local estudado para a sua instalação é a região da Ponta da Fruta.
 
Um dia após a presidente Dilma ter aprovado a construção de nada menos que oito terminais portuários no Estado, nesta quinta-feira (6) o prefeito canela-verde, Neucimar Fraga (PR), realizou um seminário para debater o projeto. Entre os convidados,  o governador Renato Casagrande, outro grande entusiasta da proposta, além de estudiosos e especialistas da área. 
 
Os movimentos sociais, em especial o Fórum Popular em Defesa de Vila Velha (FPDVV), no entanto, alegam não ter sido sequer convidados para o debate. A prefeitura nega.
 
Neucimar tem se empenhado para levar o super porto para Vila Velha. O próprio nome do seminário que convocou aponta a sua completa aprovação: “Porto indústria: ponte para o desenvolvimento”. 
 
Nos bastidores, o que se fala é que, na verdade, a decisão já estaria tomada. A informação oficial do governo do Estado, no entanto, é que o local só será definido após análise dos estudos realizados, em conjunto com a Secretaria de Portos. 
 
A tese foi reforçada por informações, noticiadas por A Gazeta nesta quinta-feira (6), referentes a um documento assinado por grandes empresas atuantes em Praia Mole, em especial a ArcelorMittal, Gerdau, Vale e Usiminas. A carta, direcionada à Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), pede para que o superporto não seja instalado na região.
 
Tudo parece estar certo. E o caminho, aberto para que o superporto vá mesmo para a Ponta da Fruta. Nesta mesma quinta-feira, porém, o Fórum Popular em Defesa de Vila Velha lançou uma carta aberta em defesa da cidade, em que declara estar ciente “dos profundos impactos que um empreendimento deste porte teria na região”, nos pontos de vista ambiental, econômico e urbano.
 
Outro que tem criticado e muito a “vitória” de Vila Velha nesta concorrência é o deputado estadual – e morador da cidade – Claudio Vereza (PT), que chegou a argumentar da tribuna da Assembleia Legislativa a inviabilidade da construção do porto na Ponta da Fruta.
 
Na carta, o FPDVV critica a forma de condução do processo, principalmente sobre a falta de participação dos seguimentos organizados da sociedade civil. O documento diz: “esta atitude de desrespeito à democracia participativa nas decisões de grande vulto para a cidade e do desenvolvimento a qualquer custo tem transformado a vida na cidade num ambiente urbano inseguro e com graves problemas de mobilidade urbana e carência de infraestrutura, haja visto o problema da drenagem urbana.”
 
O fórum tem sido uma trincheira quando o assunto é garantir a participação da sociedade e dos movimentos sociais nas grandes decisões do município, em especial sobre o Porto de Águas Profundas. O FPDVV realizou um seminário na Câmara Municipal da cidade sobre a questão, com a participação de quase 200 pessoas. 91 participantes responderam a um questionário sobre o porto, com a maioria tendo se posicionado contra a sua instalação em território canela-verde.
 
A carta também tece críticas ao desenvolvimento recente da cidade, que, segundo o fórum, não considerou o impacto decorrente. “Trata-se de uma via de desenvolvimento que procura ignorar a longa tradição de participação popular e política da população, bem como a preservação do acervo ambiental que ainda possui.”
 
O fórum também alega que a região de Ponta da Fruta necessitaria de um grande estudo ambiental. Além disso, seria necessário avaliar com profundidade a viabilidade do projeto do ponto de vista da mobilidade urbana, já que levaria à região grandes mudanças neste quesito. 

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/