Sexta, 03 Mai 2024

Casagrande tenta estancar crise entre Assembleia e Palácio Anchieta

Casagrande tenta estancar crise entre Assembleia e Palácio Anchieta

O governador Renato Casagrande (PSB) colocou em campo o secretário-chefe da Casa Civil Luiz Carlos Ciciliotti para tentar apagar o incêndio entre os deputados estaduais e os secretários de governo. Os parlamentares vêm se queixando de falta de atenção por parte da equipe do governador.



Um sintoma do aprofundamento da crise foi a adesão ao discurso crítico por parte da deputada Luzia Toledo (PMDB), conhecida pelo perfil pacificador, engrossou o coro dos descontentes.



Para os observadores do processo, a crise entre Executivo e Legislativo se acirra na medida em que os deputados estaduais vêm se sentindo fragilizados em relação ao processo eleitoral do próximo ano. Com mandato na Casa e uma série de desgastes, restrições eleitorais e pressões de candidaturas externas, os deputados se sentem pressionados.



Os parlamentares se sentem em desvantagem em comparação com os membros da equipe de Casagrande que estão cotados para disputar a eleição do próximo ano, seja para a Câmara dos Deputados ou para a Assembleia Legislativa. A chamada dobradinha de federal e estadual está deixando de lado os deputados estaduais.



O primeiro a se movimentar foi o vice-governador Givaldo Vieira (PT), que durante a campanha eleitoral do ano passado ganhou visibilidade e força política em todo o Estado. Candidato a federal, ele deve priorizar as parcerias com os candidatos do partido à Assembleia.



Outro que deve seguir o mesmo caminho é o secretário de Ação Social e Direitos Humanos, Helder Salomão, que também disputará uma vaga na Câmara. Outro nome forte, que também vem costurando dobradinhas que não agradam os deputados estaduais, é o secretário de Esportes Vandinho Leite (PR), que também que montar uma dobradinha para buscar uma cadeira na Câmara.



Os deputados também se sentem em desvantagem contra nomes cotados para disputar a Assembleia Legislativa, como o secretário de Saúde Tadeu Marino; o secretário de Ciência e Tecnologia, Jadir Pela e o assessor especial do governador Renato Casagrande, Rafael Boudens.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 04 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/