Sábado, 27 Abril 2024

Políticos do PT circulam pelo Estado para reforçar pré-candidaturas

politicos_pt_es_redes_sociais Redes Sociais

No último fim de semana, figuras de destaque do Partido dos Trabalhadores (PT) do Espírito Santo circularam pelo Estado reforçando os projetos de pré-candidaturas para as eleições municipais de outubro. No território capixaba, o PT tem, atualmente, pré-candidatos a prefeito em mais de dez cidades, sendo Cachoeiro de Itapemirim um dos lugares onde as articulações estão mais adiantadas.

No município da região sul, o ex-prefeito Carlos Casteglione foi oficializado na última sexta-feira (1) como o candidato da Federação Brasil da Esperança, que conta também com Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Partido Verde (PV). O evento teve a presença do senador Fabiano Contarato; dos deputados federais Helder Salamão e Jack Rocha – esta última, a presidente estadual da sigla –; e do deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Vitória, João Coser.

Jack Rocha, Carlos Casteglione, Fabiano Contarato, João Coser e Helder Salomão. Foto: Redes Sociais

Na ocasião, Jack Rocha informou que há pré-candidatos a vereador do PT em 47 cidades capixabas, e afirmou que o Espírito Santo tem recebido um olhar especial da direção nacional do partido. "No ano de 2023, o Espírito Santo recebeu nada mais, nada menos do que 13 ministros, fora o vice-presidente da República [e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, do PSB] e presidentes de autarquia, como o Sebrae [Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas]. Isso nunca aconteceu antes", discursou.

Em Pinheiros, no extremo norte do Estado, a Federação Brasil da Esperança também referendou a petista Valdirene Alves como pré-candidata a prefeita, em plenária realizada nesse sábado (2). Por lá, quem apareceu para dar apoio foi a vereadora de Vitória Karla Coser.

Também no sábado, o senador Fabiano Contarato aproveitou a ida ao sul do Estado no dia anterior para esticar até Mimoso do Sul e se reunir com correligionários petistas. Em Mimoso, o advogado Vaval é o pré-candidato a prefeito do PT. Entretanto, ele está em uma frente ampla de oposição ao atual prefeito, Peter Costa (Republicanos), da qual sairá como candidato aquele que estiver melhor colocado nas pesquisas.

Helder Salomão, por sua vez, esteve no fim de semana em Marechal Floriano, na região serrana, para reforçar a pré-candidatura do PT de Reginaldo Penha a prefeito e Carla Boanchi Mognhol como vice, mas ainda não há, oficialmente, um candidato da federação.

Na Grande Vitória, o diretório do PT de Vila Velha também teve um encontro no fim de semana, mas que terminou sem uma definição. O dentista e ex-vereador João Batista Gagno, o Babá, da corrente interna Resistência Socialista (RS), deverá ser o escolhido, mas o economista Edinho Wilson, da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), também está no páreo.

Em Cariacica, Célia Tavares foi a escolhida para a disputa majoritária, e na Capital do Estado, o ex-prefeito João Coser. Na Serra, tudo indica que o candidato será o ex-deputado estadual Roberto Carlos, mas há também quem defenda a vereadora Elcimara Loureiro, recém-chegada ao PT. 

Outros municípios com pré-candidatos do PT à prefeitura são Castelo, no sul do Estado, com André Casagrande; Guaçuí, no Caparaó, com Jurema; e Água Doce do Norte, no noroeste, com Tião Erculino. Em muitas dessas cidades, o PV ou o PCdoB não estão organizados, e as articulações da federação ainda se desenrolarão nos próximos meses.

'Minha motivação é o presidente Lula'

Carlos Casteglione é oficializado como pré-candidato a prefeito de Cachoeiro pelo PT
https://www.seculodiario.com.br/politica/minha-motivacao-e-o-presidente-lula

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/