Segunda, 29 Abril 2024

'Minha motivação é o presidente Lula'

casteglione_plenaria_divulgacao Divulgação
Divulgação

"Minha motivação não haveria outra, se não fosse o presidente Lula. De que adiantaria ser candidato a prefeito sem ter a possibilidade de a gente acreditar que pode aproximar novamente Cachoeiro das oportunidades do governo federal?".

É dessa forma que Carlos Casteglione (PT) resume o espírito da sua pré-candidatura a prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Espírito Santo. O nome do subsecretário de Estado do Trabalho, Emprego e Geração de Renda – que já ocupou o cargo máximo do Poder Executivo de Cachoeiro em dois mandatos – foi oficializado na noite dessa sexta-feira (1), na Câmara de Vereadores, em uma plenária da Federação Brasil da Esperança – formada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Partido Verde (PV).

Na ocasião, também foram citados, rapidamente, os pré-candidatos a vereador da federação. Entre os mencionados estão: Neia do Sindilimpe, Jean Carlos Milhorato, Elisangela Altoé, Jéssica Gillo, Edmar Pena, Paulo Poian, Geovane Roberto e Neia Passos, do PT; e Maria Aparecida Costa Tomaz, Michel e Marcus Gaspar, do PCdoB.

Do Partido Verde, apenas Romário do PV foi citado. A informação de uma fonte é de que a divulgação de um número reduzido de candidatos do partido, que é forte em Cachoeiro, foi para evitar o assédio de outras siglas.

O evento contou com lideranças municipais e estaduais dos três partidos, incluindo nomes de peso do PT. Dentre eles, o senador Fabiano Contarato; os deputados federais Helder Salamão e Jack Rocha – esta última, a presidente estadual da sigla – e o deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Vitória, João Coser. Com Covid-19, Iriny Lopes, colega de Coser na Assembleia Legislativa, mandou um vídeo de saudação, e o mesmo fez a presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann.

Em seu discurso, Carlos Casteglione citou a necessidade de conseguir eleger pelo menos dois vereadores do PT junto com o prefeito, e ressaltou que a aproximação com o governo federal é necessária devido à baixa capacidade de investimento do município com recursos próprios.

Casteglione também cutucou o atual prefeito, Victor Coelho (PSB), devido a transtornos recentes causados por obras públicas, e pela intenção da gestão municipal de contrair um empréstimo de 50 milhões de dólares junto à Corporação Andina de Fomento (CAF).

"Pena que a gestão das obras não seja lá uma coisa tão eficiente. Mas precisamos manter as parcerias com o governo do Estado e nos reaproximar do governo federal. Porque, com a baixa capacidade de investimento, precisamos fazer parcerias – e aí, também, para evitar possíveis aberturas de empréstimo que a gente nem sabe se tem capacidade, se pode comprometer a receita", criticou.

Figuras de outros partidos também marcaram presença. Um deles foi o empresário Wesley Correa, que se lançou como pré-candidato a prefeito pela Rede Sustentabilidade. A federação que a Rede forma com o Partido Socialismo e Liberdade (Psol) – que teve a presença da pré-candidata a vereadora Agatha Benks na plenária – tem dialogado com Casteglione.

O presidente do diretório municipal do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Rogério Athayde, e Mario Negão, representante do Partido Socialista Brasileiro (PSB) em Cachoeiro, foram outras lideranças políticas presentes. "Aqui estão partidos que nós desejamos que caminhem conosco, mas fiquem em paz. Queremos deixar esse processo um pouquinho mais para a frente. Tem muito tempo para a gente conversar", defendeu Casteglione.

Outros pré-candidatos

Na semana passada, foi a vez de o Partido Liberal (PL) lançar o vereador Léo Camargo como pré-candidato, assumindo o lugar deixado por Júnior Corrêa, seu companheiro na Câmara Municipal, que trocará a vida política pelo sacerdócio. Presidente do diretório municipal da sigla bolsonarista, o deputado estadual Callegari tem tentado garantir o apoio de um colega seu na Assembleia Legislativa: Theodorico Ferraço (PP), ex-prefeito de Cachoeiro em cinco mandatos.

Apesar disso, o Progressistas tem avaliado a possibilidade de uma candidatura própria. Entre os nomes submetidos a pesquisas estão os da ex-deputada e ex-prefeita de Itapemirim Norma Ayub; do coronel da Polícia Militar Fabricio Martins; e o do empresário e presidente da Associação Comercial de Cachoeiro (Acisci), Roberval Rocha.

No último dia 17, foi a vez de o Podemos oficializar o deputado estadual Allan Ferreira como pré-candidato a prefeito de Cachoeiro. Ferreira tem feito reuniões com o setor empresarial da cidade. Entretanto, tudo dependerá da negociação com os também pré-candidatos aliados Diego Libardi (secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho de Vitória, do Republicanos), Bruno Resende (deputado estadual, do União) e Márcia Bezerra (ex-secretária de Desenvolvimento Social de Cachoeiro, do PRD).

Atualmente, a pré-candidatura que representa o grupo do prefeito Victor Coelho (PSB) é a da secretária municipal de Obras e Manutenção e Serviços, Lorena Vasques (PSB). Coelho é o principal aliado de Renato Casagrande no sul do Estado, mas todos os outros pré-candidatos – com exceção do PL – apoiam o governador e disputam a sua preferência.  

‘Victor Coelho faz um governo razoável’, afirma Carlos Casteglione

Petista fala sobre pré-candidatura a prefeito de Cachoeiro, mas evita críticas ao atual mandatário
https://www.seculodiario.com.br/politica/victor-coelho-faz-um-governo-razoavel

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/