Sábado, 04 Mai 2024

Derrapadas de Rose e Hartung fortalecem Coser ao Senado

Derrapadas de Rose e Hartung fortalecem Coser ao Senado

Os reveses nas eleições de 2012 reduziram as chances do ex-governador Paulo Hartung (PMDB) arriscar a única vaga ao Senado que será aberta em 2014. A outra concorrente forte à vaga, a deputada federal Rose de Freitas (PMDB), cometeu erros na eleição à presidência da Câmara que também podem atrapalhar o seu projeto rumo ao Senado. Com os nomes mais esperados para a disputa desgastados, o campo fica mais aberto para outras lideranças que também estão de olho na vaga.



Caso do ex-prefeito de Vitória João Coser (PT), que sai fortalecido nesse contexto. Ele vem fazendo uma série de movimentos dentro de seu partido para garantir um palanque forte para a disputa do próximo ano, como a filiação em massa de novos militantes em sua corrente, o que deve garantir sua ascensão à presidência do partido, no Processo de Eleição Direita (PED), no fim do ano.



Coser seria um nome competitivo  na disputa, caso Hartung não consiga recuperar o prestigio político em queda desde que deixou o governo do Estado. Quanto a Rose de Freitas, além da movimentação desgastante em Brasília, a deputada perdeu em número considerável de prefeitos na eleição de 2012. A estratégia municipalista da deputada sempre lhe garantiu um fortalecimento no palanque do interior do Estado. Além disso, a deputada estaria pensando em migrar para o PSDB, um partido que vem perdendo espaço desde 2010.



Quem está buscando espaço é o ex-prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi. Ele é o coordenador do núcleo capixaba que articula a construção de uma nova sigla, que tem como principal estrela a ex-senadora Marina Silva. Mas a disputa ao Senado pode ser um passo muito largo para o ex-prefeito que está sem mandato desde 2008. É verdade que a presidência do Bandes pode lhe render um bom prestígio entre os prefeitos em tempos de perda de arrecadação, mas só essa capilaridade ainda não seria suficiente para alçá-lo em condições competitivas à corrida ao Senado.



Nos meios políticos, a escolha do candidato que vai disputar o Senado com a grife palaciana é importante para fortalecer o palanque de reeleição de Casagrande. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 05 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/