Sábado, 18 Mai 2024

Disputa em São Paulo pode afetar aliança entre PPS e Eduardo Campos

As incompatibilidades dentro do PSB, entre o grupo do governador de Pernambuco Eduardo Campos  e a ex-senadora Marina Silva, envolvendo as alianças para a eleição presidencial, podem afastar um importante aliado do palanque do socialista. 
 
Marina Silva é contra o apoio ao PSDB do governador Geraldo Alckmin. Como o PPS faz parte da base do tucano, o partido quer pressionar os socialistas a manterem o acordo. 
 
O PPS do Espírito Santo foi um dos primeiros a declarar apoio ao palanque do presidenciável socialista no congresso estadual do partido. O prefeito de Vitória e presidente regional do PPS, Luciano Rezende, foi acompanhado pelo restante dos membros do partido na decisão de apoiar Campos. 
 
No caso do Espírito Santo, a decisão de apoiar o palanque socialista reforça o apoio do prefeito à reeleição do governador Renato Casagrande, uma parceria resultante da eleição de 2012. O PPS no Estado sempre atuou como força auxiliar do PSDB, mas depois do enfrentamento entre Luiz Paulo Vellozo Lucas e Luciano Rezende na eleição municipal, a aliança entre os partidos terminou. 
 
Depois da declaração de apoio de Luciano Rezende, o PPS nacional reafirmou, no início de dezembro do ano passado, o apoio ao palanque do socialista. Mas as incompatibilidades entre a Rede e o PSB podem complicar as coisas em São Paulo e em outros estados. 
 
Já no Espírito Santo, dificilmente o prefeito de Vitória deixará de apoiar o governador Renato Casagrande à reeleição. Para os meios políticos, o apoio de Luciano Rezende a Eduardo Campos seria uma saída para que o governador capixaba consiga fazer a costura necessária com os partidos aliados para seu palanque. 
 
Isso porque Casagrande defende uma postura de neutralidade na campanha presidencial, apesar de seu partido ter candidatura própria. Com o apoio do prefeito de Vitória, a segunda vitrine política mais importante do Estado a Eduardo Campos, a pressão sobre o governador ficaria aliviada, permitindo sua movimentação política com as demais forças políticas de seu palanque. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 18 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/