Segunda, 29 Abril 2024

Empresário Vinícius Viana é pré-candidato a prefeito do PL em Itapemirim

vinicius_viana_pl_itapemrim_redes_sociais Redes Sociais

O empresário Vinícius Viana (PL) é mais um pré-candidato a prefeito de Itapemirim, no litoral sul do Estado. Ele é um dos administradores da empresa Caprini Material de Construção, localizada no balneário de Itaipava, e ligado ao grupo bolsonarista "Itapemirim um novo começo".

Redes Sociais

Nessa sexta-feira (5), o empresário postou, em suas páginas nas redes sociais, um vídeo de apoio do deputado estadual Callegari (PL), uma das principais lideranças bolsonaristas do Estado. O deputado se refere a Vinícius Viana como "nosso único pré-candidato oficial à Prefeitura de Itapemirim pelo PL [Partido Liberal]".

"Queria te mandar um abraço, meu amigo, e dizer que as lideranças do PL - Pastor Carlos Salvador [secretário-geral da sigla no Estado], Gilvan da Federal [deputado federal], a bancada estadual do partido, senador Magno Malta - estão com você, assim como os nossos queridos pré-candidatos a vereador. Fiquem tranquilos, o PL está firme e forte, e vai firme para a disputa municipal", afirmou Callegari.

Em suas redes sociais, o empresário se apresenta como um homem casado, que nasceu e cresceu em Itapemirim, e que trabalha "desde os 13 anos de idade", sendo formado em Administração e pós-graduado em Direito Tributário e Contabilidade.

Caso siga na disputa, Vinícius Viana, que não tem experiência em cargos políticos, deverá representar os comerciantes de Itapaiva e Itaoca (outro distrito de Itapemirim). Segundo uma fonte que acompanha a política local, houve articulações para um acordo com o partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB), mas não avançaram.

Além de Vinicius, a disputa eleitoral em Itapemirim terá a tentativa de reeleição do atual prefeito, Doutor Antônio, que vai migrar do Progressistas (PP) para o União Brasil. O governador Renato Casagrande (PSB) deverá apoiá-lo, apesar de Thiago Peçanha ter se filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Mesmo com os problemas judiciais que levaram à cassação de seu mandato como prefeito em 2022, Peçanha tem trabalhado fortemente para tentar retornar ao Poder Executivo de Itapemirim. Uma de suas articulações é com a Rede Sustentabilidade, partido que passou a abrigar diversas figuras de seu campo político.

Esse movimento de Peçanha tem desagradado ao Partido Socialismo e Liberdade (Psol), com quem a Rede forma uma federação, e tem como pré-candidato a prefeito o Professor Jésus. O temor dos militantes psolistas é de que essas articulações possam prejudicar tanto o candidato da disputa majoritária quanto a chapa de vereadores.

Alex Wingler (Podemos), secretário de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim, também é pré-candidato a prefeito em Itapemirim. Até o início do ano, Wingler tentava se articular com PSB e Rede Sustentabilidade, mas agora vê as duas siglas tomadas pelo grupo de Peçanha.

Outro pré-candidato a prefeito em Itapemirim é o dentista Geninho Bechara, que teve seu nome referendado em um evento do Partido Democrático Trabalhista (PDT) realizado no último dia 23 de janeiro. Novato na política, apesar de ser sobrinho do ex-prefeito Jorge Bechara, já falecido, Geninho filiou-se ao PDT em dezembro de 2023, ganhando de imediato o apoio do Solidariedade. Ele já visita comunidades e mantém contatos com outras lideranças, a fim de garantir apoios.

Os vereadores João Bechara (PSB) e Paulinho da Graúna (a caminho do Republicanos) – esse último, presidente da Câmara de Itapemirim – também têm se colocado como pré-candidatos a prefeito, mas dialogam com Alex Wingler.

Em 2022, o vice-prefeito da chapa cassada de Thiago Peçanha, Niltinho (PSDB), disputou as eleições suplementares, obtendo cerca de 460 votos. Concorreu ainda o então prefeito interino, Zé Lima (PDT), que ficou em segundo lugar na votação, com 48,11% dos votos (12.539). Em 2020, Zé Lima havia sido eleito vereador e presidente da Câmara de Itapemirim, mas, com a cassação do prefeito e do vice, assumiu as funções.

Psol e Rede entram em rota de colisão em Itapemirim

Conflito da federação partidária se deve às movimentações eleitorais do ex-prefeito Thiago Peçanha
https://www.seculodiario.com.br/politica/psol-e-rede-entram-em-rota-de-colisao-em-itapemirim

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/