Segunda, 29 Abril 2024

Gabinete externo ajudará deputados a ampliar as bases

Gabinete externo ajudará deputados a ampliar as bases

A aprovação do projeto de resolução que permite aos deputados estaduais manterem gabinetes fora do prédio da Assembleia pode ser uma alternativa para que os parlamentares consigam driblar os muitos problemas que circundam a eleição do próximo ano.



Além da possibilidade de redução do número de vagas na Casa de 30 para 27, com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de redistribuição das cadeiras, os deputados poderão ter também problemas de acomodação na ampla base do governador Renato Casagrande.



Outro problema é a possibilidade de cerca de 10 lideranças políticas com capital forte disputarem a eleição, aumentando a concorrência.  Os deputados têm convivido ainda com desgastes na imagem da Casa que vêm se sucedendo desde o início do ano.



Nesse sentido, o gabinete externo pode ser uma forma de os deputados ampliarem suas bases no interior, fortalecendo o palanque de reeleição. Cada deputado tem direito a ter até oito assessores fora do prédio da Assembleia.



Mesmo com as restrições para a atuação no gabinete externo, a presença deles nos municípios garante uma visibilidade para os parlamentares. Ouvir as demandas das bases é fundamental para que os parlamentares possam atender os eleitores e pavimentar o palanque de reeleição.



A Resolução 3.366/2013 foi aprovada no mês passado e embora não resulte em aumento de gastos públicos, já que mantém o número atual de servidores, criou polêmica e chegou a ser apelidada de “cabide de emprego”. A atividade externa cria desconfiança sobre a fiscalização da atuação dos servidores.  A norma determina que os servidores que exercem atividades externas devem comprovar a presença no trabalho por meio de relatórios diários, a exemplo do que já é praticado no Congresso Nacional..

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/