Sábado, 27 Abril 2024

'Eu e Norma somos pré-candidatos em Cachoeiro', afirma Theodorico Ferraço

ferraco_leonardo_sa2 Leonardo Sá

Após o vereador de extrema direita Júnior Correa (PL) desistir de sua pré-candidatura a prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado, a pergunta que ficou foi: que rumo tomará Theodorico Ferraço, deputado estadual e ex-prefeito do munício em quatro mandatos, um dos principais entusiastas de Correa? Por enquanto, a resposta é que Ferraço tem colocado o seu próprio nome e o de sua esposa, a ex-deputada federal Norma Ayub, como pré-candidatos pelo Progressistas (PP). 

"O PP vai ter candidato. Tanto o meu nome quanto o da Norma estão como pré-candidatos. Até julho, a gente está buscando um candidato de conciliação. Um nome nosso não é exclusivo, pode ter coligação com outros partidos. A sociedade de Cachoeiro é que vai determinar", afirma o deputado.

Leonardo Sá

O PP, que tem Ferraço como presidente do diretório municipal, também estudaria a viabilidade de outros nomes, como o coronel da Polícia Militar Fabricio Martins e o empresário e presidente da Associação Comercial de Cachoeiro (Acisci), Roberval Rocha. O Partido Liberal (PL), que tem o vereador Léo Camargo como pré-candidato, também busca o apoio do deputado.

"Nós estamos abertos ao diálogo geral, desde que sejam pessoas que pensem em Cachoeiro de Itapemirim, no desenvolvimento e progresso da nossa cidade. De quem tem interesses pessoais, nós estamos bem distanciados", comentou o deputado, sem citar nomes.

Theodorico Ferraço completará 87 anos este ano, e tem participado das sessões da Assembleia Legislativa de forma virtual, por conta de licença médica. Diante disso, Norma Ayub é quem teria mais condições de tocar uma campanha para a prefeitura neste momento.

A última candidatura de Ferraço a prefeito de Cachoeiro foi na campanha de 2008, quando foi derrotado por Carlos Casteglione (PT). Nas três eleições seguintes, todos os candidatos apoiados por ele foram derrotados.

Sua última aposta, na campanha de 2020, foi Diego Libardi (Republicanos) – atualmente, secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho de Vitória –, que ficou em segundo lugar. Libardi é novamente pré-candidato, mas ele e Ferraço estão rompidos.

Já Norma Ayub foi derrotada nas duas últimas eleições que disputou como candidata a prefeita, em Itapemirim e Marataízes, respectivamente, ambas cidades do litoral sul do Estado. Em 2022, recebeu mais de 37 mil votos na disputa para deputada federal e ficou como suplente.

Direita, esquerda e centro

As pré-candidaturas de Norma e Ferraço refletem a divisão atual entre os grupos de direita em Cachoeiro. Sem uma liderança após a desistência de Júnior Corrêa, até então considerado favorito para a disputa pela Prefeitura de Cachoeiro, o setor empresarial tem dialogado com várias pré-candidaturas – até mesmo com Carlos Casteglione, tendo em vista que o PT comanda o governo federal atualmente.

Nos bastidores, tem se falado da migração de aliados de Júnior Corrêa para o grupo dos pré-candidatos aliados Diego Libardi, Bruno Resende (União) e Allan Ferreira (Podemos), deputados estaduais; e Márcia Bezerra (PRD), ex-secretária de Desenvolvimento Social de Cachoeiro.

A movimentação do grupo de Corrêa – que anunciou que abandonará a vida política para se tornar padre – tem como pano de fundo os desgastes internos do Partido Liberal (PL). Pré-candidato do PL, Léo Camargo foi a Brasília esta semana para participar de um evento da sigla, e aproveitou para gravar vídeos com o senador Magno Malta e o ex-presidente Jair Bolsonaro.

No campo progressista, por sua vez, caminha-se para uma união de forças. Nessa quarta-feira (20), foi anunciado o acordo entre a federação partidária formada por Rede Sustentabilidade e Partido e Socialismo e Liberdade (Psol) e Federação Brasil da Esperança, composta por Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Verde (PV) e Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Carlos Casteglione representará esse grupo.

No campo do prefeito Victor Coelho, mais ao centro em termos políticos, a pré-candidatura colocada é a da secretária municipal de Obras e Manutenção e Serviços, Lorena Vasques, e a direção estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB) tem bancado a escolha do prefeito.

Rede e Psol confirmam apoio a Carlos Casteglione em Cachoeiro

Pré-candidato do PT a prefeito avança em articulações para unificação da esquerda nas eleições municipais
https://www.seculodiario.com.br/politica/rede-e-psol-confirmam-apoio-a-carlos-casteglione-em-cachoeiro

'Júnior Corrêa é um dos nomes bem-vistos por mim'

Ferraço assume a presidência do PP em Cachoeiro e indica apoio ao pré-candidato bolsonarista em 2024
https://www.seculodiario.com.br/politica/junior-correa-e-um-dos-nomes-bem-vistos-por-mim

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/