Segunda, 29 Abril 2024

​'Júnior Corrêa é um dos nomes bem-vistos por mim'

ferraco_leonardo_sa4 Leonardo Sá
Leonardo Sá
Ex-prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Espírito Santo, por quatro mandatos, o deputado estadual Theodorico Ferraço assumiu a presidência do diretório municipal do Partido Progressistas (PP) na semana passada. E não foi sozinho: Zezé da Cofril, pai do vereador e pré-candidato a prefeito Júnior Corrêa (PL), se tornou vice-presidente.

Com isso, ao que tudo indica, Ferraço pretende apoiar o vereador de extrema direita para a disputa majoritária em Cachoeiro no ano que vem. Até então, o deputado de 86 anos, um dos mais conhecidos políticos do sul do Estado, parecia acompanhar a intensa movimentação pré-eleitoral da cidade com certo distanciamento.

"O Júnior Corrêa é um dos nomes bem-vistos por mim, pessoalmente, mas é preciso ter uma sintonia partidária para o apoio acontecer. Isso só vai ser decidido depois de março do ano que vem", afirma Ferraço, que destaca a relação de longa data com a família do vereador.

"Não é preciso ter qualquer aproximação, porque nós já somos bem próximos há muitos anos. O avô dele foi vereador no meu primeiro mandato como prefeito de Cachoeiro. Eu convidei o Zezé para ser vice-presidente da Executiva e ele aceitou", comenta Ferraço, que esteve à frente do Poder Executivo municipal de 1973 a 1977, de 1989 a 1992, de 1997 a 2000 e de 2001 a 2004.

Entretanto, Theodorico afirma que vai continuar conversando com outros pré-candidatos. Outra possibilidade mais próxima de seu campo político seria a do grupo que reúne os deputados estaduais Allan Ferreira (Podemos) e Bruno Resende (União) e o secretário municipal de Cidadania Direitos Humanos e Trabalho de Vitória, Diego Libardi (Republicanos) – mas, esse último, apadrinhado pelo próprio Ferraço na eleição passada, tornou-se um desafeto.

O deputado estadual é também um opositor do atual prefeito, Victor Coelho (PSB). O grupo político governista tem trabalhado o nome da secretária municipal de Obras e Manutenção e Serviços, Lorena Vasques, que se filiou, mês passado, ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), sigla do atual prefeito e de seu principal mentor, o governador Renato Casagrande.

No campo progressista, o principal pré-candidato colocado é o ex-prefeito Carlos Casteglione (PT), que derrotou Ferraço em sua última candidatura à Prefeitura de Cachoeiro, em 2008. Casteglione tem proximidade com Renato Casagrande e, atualmente, ocupa a subsecretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Geração de Renda.

Junior do Jucy em Marataízes

Em Marataízes, no litoral sul, Ferraço também já tem um pré-candidato a prefeito favorito - e não é sua esposa, a ex-deputada e ex-prefeita de Itapemirim Norma Ayub (PP), que concorreu em 2020. É o empresário Junior do Jucy, dono de uma das maiores redes de supermercado da região. Assim como o seu xará cachoeirense, a expectativa é de que o Junior de Marataízes se candidate pelo Partido Liberal (PL).

"Eu tenho muita simpatia pelo Junior do Jucy, é um ótimo nome. Mas uma coisa é o meu pensamento, e a outra é a do partido", comenta Ferraço.

Caso se confirme sua candidatura, Junior representará o campo bolsonarista em Marataízes. Na semana passada, o atual prefeito, Tininho Batista (PSB), anunciou que apoiará Luiz Vereador (Republicanos) como candidato a prefeito no ano que vem, num encontro que contou com a presença de outros dois pré-candidatos: o ex-secretário municipal de Saúde Eraldo Duarte e a atual titular da pasta, Cristiane França.

Marataízes tem ainda como pré-candidato para 2024 o ex-prefeito Toninho Bitencourt (Podemos), que ficou na segunda colação em 2020 e já trabalha intensamente para tentar novamente o cargo. O vice-prefeito Jaiminho Machado (PDT), que chegou a assumir o lugar de Tininho quando ele esteve afastado pela Justiça e se tornou seu rival, é outro pré-candidato apontado na cidade.

Também se coloca na disputa o presidente da Câmara de Marataízes, William Duarte (PSDB), que teria recebido um convite para se filiar ao partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/