Domingo, 05 Mai 2024

Lideranças políticas no Estado devem chegar desgastadas em 2014

Lideranças políticas no Estado devem chegar desgastadas em 2014
O momento político que não parece estar sendo assimilado pela classe política pode trazer prejuízos eleitorais para as lideranças na disputa do próximo ano. Para o professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Victor Gentilli, como as manifestações questionam a legitimidade dos representantes partidários de uma forma geral, pode haver um grande número de votos nulos na eleição do próximo ano. 
 
Em entrevista a Século Diário, que vai ao ar neste sábado (6), o professor faz uma avaliação do movimento, que para ele se difere de outros que acontecem no mundo inteiro. Este, para Gentilli, é o primeiro movimento desde a revolução francesa que não visa a tomada do poder ou derrubada de um governante.
 
Para Gentilli, as manifestações se dão porque a classe média, que ganhou poder de consumo, quer mais e quer que as instituições políticas realmente representem a vontade popular. 
 
Professor do curso de Comunicação Social da Ufes, ele também analisa a conturbada relação entre imprensa e movimentos sociais, que não é restrita ao momento atual. A rejeição dos movimentos à cobertura de parte da mídia se dá pela escolha da agenda dos meios de comunicação, que não atende a esse grupo. 
 
Segundo Gentilli, a crise dos meios de comunicação ocorre pela introdução do que chama de "marquetagem nos veículos". Ao adotarem uma cobertura que entendem ser o que a população quer, os veículos acabam fazendo o contrário. Agora a população mais esclarecida cobra um posicionamento diferente da imprensa. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 06 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/