Segunda, 29 Abril 2024

Prefeito de Marataízes reavalia escolha de candidato à sucessão

tininho_luiz_redes_camara Redes Sociais/CMM
Redes Sociais/CMM

No último mês de dezembro, Tininho Batista (PSB), prefeito de Marataízes, no litoral sul do Estado, definiu que apoiaria como candidato a sucedê-lo o vereador Luiz Carlos Almeida (Republicanos), também conhecido como Luiz Capinzal. Atualmente, porém, essa escolha para as eleições de outubro tem sido revista.

Segundo informações de fontes próximas do grupo do prefeito, pesquisas pré-eleitorais internas indicaram que o índice de intenção de votos em Luiz está bem abaixo do de Toninho Bitencourt (Podemos), ex-prefeito, segundo colocado em 2020 e um dos principais pré-candidatos a prefeito de Marataízes este ano. Escolher um novo candidato, portanto, seria uma alternativa para não deixar a prefeitura cair nas mãos do adversário.

Luiz Capinzal nunca foi um consenso na base de Tininho. No Partido dos Trabalhadores (PT), há uma divisão interna entre aliados mais próximos do prefeito e tendências mais à esquerda da sigla, que não querem apoiar um candidato considerado bolsonarista. Figuras de outros partidos também começaram a ser atraídas pelo grupo de Toninho Bitencourt.

Ainda assim, há quem avalie que o tempo ficou curto demais para tentar viabilizar uma outra candidatura no lugar de Luiz. Anteriormente, as outras opções para representar o campo governista eram o ex-secretário municipal de Saúde Eraldo Duarte e a atual titular da pasta, Cristiane França. Contra o primeiro, pesam os problemas na Justiça que quase tiraram o próprio Tininho da Prefeitura de Marataízes. Já Cristiane, que tem chance de entrar na chapa como vice, também não teria desempenho satisfatório em levantamentos eleitorais.

Por ora, Luiz continua circulando com Tininho, como pode ser visto nas fotos do aniversário de 64 anos do prefeito, comemorado no último dia 2 março.

Movimentações

Em Marataízes, outro pré-candidato a prefeito é o educador e produtor cultural Guilherme Nascimento. Conhecido por seu trabalho no espaço cultural Casa Roxa, Guilherme, por enquanto, é o único candidato com um perfil claramente progressista que se coloca na disputa.

Quem também andava sonhando com uma candidatura a prefeito em Marataízes é Júnior do Jucy, contando inclusive com a simpatia de Theodorico Ferraço (PP), deputado estadual e ex-prefeito de Cachoeiro de Itapemirim por quatro mandatos. Entretanto, Jucy não conseguiu se articular nos meios políticos locais, e Toninho Bitencourt tem dialogado com o Partido Liberal (PL), sigla preferida do empresário.

O vice-prefeito Jaiminho Machado é outro pré-candidato à Prefeitura de Marataízes, em um movimento alinhado com a estratégia do Partido Democrático Trabalhista (PDT) de lançar candidatos no sul do Estado. Jaiminho assumiu a prefeitura no período em que Tininho ficou afastado do cargo por decisão judicial, entre junho e outubro de 2022, e depois os dois romperam.

'Quero continuar o trabalho do prefeito Tininho'

Pré-candidatura de Luiz Vereador terá o apoio do atual chefe do executivo de Marataízes em 2024
https://www.seculodiario.com.br/politica/quero-continuar-o-trabalho-do-prefeito-tininho

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/