Domingo, 28 Abril 2024

Prefeito de Marataízes entra em 2024 com candidato à sucessão definido

tininhobatista_prefeitomarataizes_facebook Redes Sociais

O prefeito de Marataízes, Tininho Batista (PSB), terá como missão, em 2024, trabalhar pela eleição de seu sucessor na cidade do litoral sul do Espírito Santo. O escolhido para ter seu apoio, conforme anunciado no início deste mês de dezembro, foi o vereador Luiz Carlos Almeida (Republicanos), também conhecido como "Luiz Capinzal" ou "Luiz Vereador".

As outras opções de candidatura para representar o campo governista seriam o ex-secretário municipal de Saúde Eraldo Duarte e a atual titular da pasta, Cristiane França. Contra o primeiro, pesam os problemas na Justiça que quase tiraram o próprio Tininho da Prefeitura de Marataízes. Já Cristiane, que tem chance de entrar na chapa como vice, não teria desempenho satisfatório em levantamentos eleitorais.

Luiz Capinzal, por sua vez, é um vereador experiente. Filho do ex-vereador Aldelino Marques de Almeida, está em seu quinto mandato no parlamento municipal. Ele foi presidente da Câmara de Marataízes entre 2021 e 2022 e entre 2009 e 2010, e primeiro-secretário de 2007 a 2008. Agricultor da comunidade de Capinzal, no interior do município, também já ocupou a Secretaria Municipal de Agricultura.

Ligado ao segmento evangélico, Luiz é tratado como um político de extrema direita pelo campo progressista. A escolha de Tininho em apoiá-lo tem dividido opiniões no Partido dos Trabalhadores (PT), sigla aliada do prefeito de Marataízes. O atual presidente do diretório municipal, João Antônio Neto, defende o apoio, enquanto militantes mais ligados à tendência Resistência Socialista torcem o nariz para o vereador de Capinzal.

Percurso de Tininho

Bem avaliado pela população, Tininho Batista foi eleito em 2016 e reeleito em 2020 para a Prefeitura de Marataízes. Apesar disso, chegou a ficar afastado do cargo por decisão judicial entre junho e outubro de 2022. Na época, a Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação para investigar supostas solicitações de propina por agentes públicos de Marataízes. Também foram suspensos das funções os secretários de Saúde, Eraldo Duarte, e de Obras, Ricardo Pepe Reis.

Em abril deste ano, os vereadores do município aprovaram uma Comissão Processante de Inquérito (CPI) para investigar o prefeito, alegando que ele não prestou contas do seu mandato no período de 2017 a 2022. Entretanto, a Justiça aceitou pedido de sua defesa e, em junho, determinou a suspensão da CPI.

Após o término de seu segundo mandato, Tininho pretende trabalhar para uma candidatura a deputado estadual nas eleições de 2026. Para isso, ele quer colar no governador Renato Casagrande (PSB), que deverá disputar uma vaga no Senado Federal no mesmo pleito eleitoral.

Outros pré-candidatos

O empresário Júnior do Jucy, dono de uma das maiores redes de supermercados da região, deverá se candidatar a prefeito de Marataízes pelo Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, colocando-se como um dos principais adversários do campo governista. Sua candidatura tem a simpatia do deputado estadual Theodorico Ferraço (PP), umas das principais lideranças políticas do sul do Estado.

Outro potencial apoiador de Jucy é Breno NilRegi (Patri). Figura conhecida por comandar a rede de padarias NilRegi em Marataízes, Breno teve bom desempenho na disputa para deputado federal em 2022.

Marataízes tem ainda como pré-candidato para 2024 o ex-prefeito Toninho Bitencourt (Podemos), que ficou na segunda colação em 2020 e já trabalha para tentar novamente o cargo. O vice-prefeito Jaiminho Machado (PDT), que chegou a assumir o lugar de Tininho quando ele esteve afastado pela Justiça e se tornou seu rival, é outro pré-candidato apontado na cidade.

Também se coloca na disputa o presidente da Câmara de Marataízes, William Duarte (PSDB), que teria recebido um convite para se filiar ao partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB). 

'Quero continuar o trabalho do prefeito Tininho'

Pré-candidatura de Luiz Vereador terá o apoio do atual chefe do executivo de Marataízes em 2024
https://www.seculodiario.com.br/politica/quero-continuar-o-trabalho-do-prefeito-tininho

'Júnior Corrêa é um dos nomes bem-vistos por mim'

Ferraço assume a presidência do PP em Cachoeiro e indica apoio ao pré-candidato bolsonarista em 2024
https://www.seculodiario.com.br/politica/junior-correa-e-um-dos-nomes-bem-vistos-por-mim

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/