Domingo, 28 Abril 2024

Tininho articula chapa conjunta para sucessão à Prefeitura de Marataízes

mataizes_LuizCarlosAlmeida_CristianeFranca_redesociais Redes Sociais
Redes Sociais
O presidente da Câmara de Marataízes, Luiz Carlos Almeida (PSC), e a secretária de Saúde do município do litoral sul do Estado, Cristiane França, poderão formar uma chapa para disputar a sucessão na Prefeitura de Marataízes. A candidatura conjunta é articulada pelo atual prefeito, Tininho Batista (sem partido), que, nesse sábado (21), se reuniu com os dois, o prefeito de Itapemirim, Doutor Antônio (PP), e o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (Podemos).

"Durante o almoço, falamos dos avanços que Marataizes vive, os desafios que ainda temos pela frente e do futuro político da nossa Pérola Capixaba", escreveu o prefeito em uma postagem nas redes sociais. Aliados, Marcelo Santos e Doutor Antônio se juntaram à mesa de Tininho após uma agenda em Itapemirim.

Tanto Almeida quanto Cristiane França se colocam como pré-candidatos à Prefeitura de Marataízes. O mais provável seria o presidente da Câmara encabeçar a chapa, mas a decisão final será tomada a partir de pesquisas de opinião com os dois nomes, como aponta o mercado político.

Muito próxima de Tininho, Cristiane França atua na gestão municipal desde o primeiro mandato do atual prefeito, tendo sido também secretária de Governo e de Educação. Já Luiz Almeida está no quinto mandato como vereador, e também ocupou a Presidência da Câmara e cargos no Poder Executivo em outras ocasiões.

Marataízes tem ainda como pré-candidato para 2024, o ex-prefeito Toninho Bitencourt (Podemos), que ficou na segunda colação em 2020 e já trabalha intensamente para tentar novamente o cargo. O vice-prefeito Jaiminho Machado (PDT), que chegou a assumir o lugar de Tininho quando ele esteve afastado pela Justiça e se tornou seu rival, é outro pré-candidato apontado na cidade.

Também se colocam na disputa o empresário Júnior do Jucy, dono de uma conhecida rede de supermercados da região, e o vereador e ex-presidente da Câmara William Duarte (PSDB). Terceira colocada na campanha à Prefeitura de Marataízes em 2020, a ex-deputada e ex-prefeita de Itapemirim Norma Ayub (PP) sinalizou que não pretende se candidatar no município na próxima eleição.

Após se desfiliar do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Tininho vai  migrar para o Partido Socialista Brasileiro (PSB), do governador Renato Casagrande, que, em 2020, apoiou a candidatura de Norma. A tendência em 2024 é que Casagrande não se envolva pessoalmente na campanha em Marataízes.

Tininho e a Justiça

Eleito em 2016 e reeleito em 2020 para a Prefeitura de Marataízes, Tininho Batista ficou afastado do cargo por decisão judicial entre junho e outubro de 2022. Na época, a Polícia Federal deflagrou uma operação para investigar supostas solicitações de propina por agentes públicos de Marataízes. Também foram suspensos das funções os secretários de Saúde, Eraldo Duarte Silva Junior, e de Obras, Ricardo Pepe Reis.

Em abril deste ano, os vereadores do município aprovaram uma Comissão Processante de Inquérito (CPI) para investigar o prefeito, alegando que ele não prestou contas do seu mandato no período de 2017 a 2022. Entretanto, a Justiça aceitou pedido de sua defesa e, em junho, determinou a suspensão da CPI.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários: 1

Ellen Souza Mendes em Terça, 24 Outubro 2023 10:20

Junior do Jucy seria uma revolução em Marataízes, isso sim seria um choque de gestão, mas o povo não tá preparado pra isso.

Junior do Jucy seria uma revolução em Marataízes, isso sim seria um choque de gestão, mas o povo não tá preparado pra isso.
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/