Quinta, 02 Mai 2024

PT de Marataízes se divide sobre apoio a candidato de Tininho

marataizes_Luiz-Vereador_camaramarataizes Câmara de Marataízes

No início deste mês de dezembro, o prefeito de Marataízes, Tininho Batista (PSB), definiu que apoiará Luiz Vereador (Republicanos) para sucedê-lo na cidade do litoral sul do Estado nas eleições municipais de 2024. Essa escolha tem dividido o diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), que compõe a base de Tininho. Parte dos militantes se recusa a fazer campanha para uma figura que apontam como sendo de extrema direita.

O atual presidente do diretório municipal, João Antônio Neto, é um aliado de Tininho e já ocupou várias secretarias municipais durante a sua gestão. Em uma reunião realizada na semana passada, Joãozinho, como também é conhecido, defendeu o apoio do partido a Luiz Vereador. Parte dos filiados, porém, rechaçou a possibilidade, sobretudo aqueles ligados à tendência Resistência Socialista, que está atrelada ao deputado federal Helder Salomão.

Segundo relatos de quem participou da reunião, questionou-se de que forma se justificaria o apoio à extrema direita nas eleições municipais. Também houve críticas ao prefeito Tininho por não ter preparado um sucessor de esquerda durante os seus dois mandatos.

Filho do ex-vereador Aldelino Marques de Almeida, Luiz Vereador, também chamado de Luiz do Capinzal, está em seu quinto mandato no parlamento municipal. Ele foi presidente da Câmara de Marataízes entre 2021 e 2022 e entre 2009 e 2010, e primeiro-secretário de 2007 a 2008. Agricultor da comunidade de Capinzal, no interior do município, também já ocupou a Secretaria Municipal de Agricultura.

Assim como boa parte do secretariado e da base do prefeito, Luiz é uma figura de direita e, no seu caso específico, ligado ao segmento evangélico. Já Tininho foi do PT no passado, incluindo um período na presidência do diretório, mas passou por diversas outras siglas. Recém-chegado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), ele busca uma aproximação com o governador Renato Casagrande, do mesmo partido, de olho em uma vaga na Assembleia Legislativa em 2026.

"Estamos fazendo essa parceria para 2024, se Deus quiser, e também para 2026. Marataízes é a porta do desenvolvimento no sul do Estado. Hoje você chega em Marataízes e é outra cidade. E nós queremos continuar esse mandato maravilhoso que está acontecendo aqui", comentou Luiz quando Tininho o escolheu.

Fora a candidatura de Luiz, o PT ainda não trabalha com nenhuma outra possibilidade. Por enquanto, o foco principal tem sido articular pré-candidaturas a vereador.

Outros nomes

Na reunião que definiu a escolha de Luiz Vereador como o candidato de Tininho, também estavam presentes outros dois pré-candidatos: o ex-secretário municipal de Saúde Eraldo Duarte e a atual titular da pasta, Cristiane França. Existe a possibilidade de um dos dois compor a chapa como vice, sobretudo Cristiane, que até então era apontada como a preferida do atual prefeito.

Outra pré-candidatura a prefeito de Marataízes que tem ganhado força é a do empresário Júnior do Jucy, dono de uma das maiores redes de supermercados da região. A tendência é que ele dispute o cargo pelo Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro. O deputado estadual Theodorico Ferraço (PP), uma das principais lideranças políticas do sul do Estado, tem simpatia pela candidatura de Jucy.

Marataízes tem ainda como pré-candidato para 2024, o ex-prefeito Toninho Bitencourt (Podemos), que ficou na segunda colação em 2020 e já trabalha intensamente para tentar novamente o cargo. O vice-prefeito Jaiminho Machado (PDT), que chegou a assumir o lugar de Tininho quando ele esteve afastado pela Justiça e se tornou seu rival, é outro pré-candidato apontado na cidade.

Também se coloca na disputa o presidente da Câmara de Marataízes, William Duarte (PSDB), que teria recebido um convite para se filiar ao partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Terceira colocada na campanha à Prefeitura de Marataízes em 2020, a ex-deputada e ex-prefeita de Itapemirim Norma Ayub (PP) sinalizou que não pretende se candidatar no município na próxima eleição. 

'Quero continuar o trabalho do prefeito Tininho'

Pré-candidatura de Luiz Vereador terá o apoio do atual chefe do executivo de Marataízes em 2024
https://www.seculodiario.com.br/politica/quero-continuar-o-trabalho-do-prefeito-tininho

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários: 2

Luiz Carlos Santos em Quinta, 28 Dezembro 2023 14:05

Infelizmente o PT de Marataízes ainda é controlado pelo atual prefeito que abandonou o partido no período do ódio ao PT pelos bolsonaristas, na verdade o atual prefeito nunca foi de esquerda, apenas se aproveitou da onda boa dos primeiros governos Lula. Portanto nunca foi de esquerda e como o PT vai apoiar um candidato da extrema direita. Só mesmo em Marataízes.

Infelizmente o PT de Marataízes ainda é controlado pelo atual prefeito que abandonou o partido no período do ódio ao PT pelos bolsonaristas, na verdade o atual prefeito nunca foi de esquerda, apenas se aproveitou da onda boa dos primeiros governos Lula. Portanto nunca foi de esquerda e como o PT vai apoiar um candidato da extrema direita. Só mesmo em Marataízes.
Odmar Péricles Nascimento em Sábado, 20 Abril 2024 10:18

Imbróglio da terra dos abacaxis: oito anos se passaram sem planejar o "como será?".

Imbróglio da terra dos abacaxis: oito anos se passaram sem planejar o "como será?".
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/