Quinta, 25 Abril 2024

​Maioria dos deputados é rejeitada nas eleições para prefeito

euclerio_lorenzo_vidigal_ales Ales

Com exceção de Lorenzo Pazolini (Republicanos) e Euclério Sampaio (DEM), aprovados para a disputa em segundo turno em Vitória e Cariacica, e Enivaldo dos Anjos (PSD), eleito em Barra de São Francisco, a maioria dos deputados estaduais que se candidataram este ano obteve resultado negativo nas eleições. Dos 11 candidatos a prefeito em seus municípios, oito foram rejeitados nas urnas e terão que aguardar 2022 para tentar a reeleição para a Assembleia Legislativa, carregando o desgaste de uma derrota. 

Dos deputados federais que tentaram se eleger prefeitos, Norma Ayub (DEM) ficou em terceiro lugar em Marataízes, sul do Estado, batida pelo atual ocupante do cargo, Tininho Batista (PDT), que se reelegeu com 40,25% dos votos. Norma chegou a 23,05%, atrás do segundo colocado, Toninho Bitencourt, com 35,69%. 

O outro deputado federal que entrou na disputa, Sérgio Vidigal (PDT), apontado como favorito, terá que enfrentar no segundo turno o vereador Fábio Duarte (Rede), apadrinhado do prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede), que virou o jogo na última semana da campanha eleitoral. Esse crescimento derrotou Vandinho Leite (PSDB), que aparecia em terceiro lugar no município, e também os deputados estaduais Alexandre Xambinho (PL) e Bruno Lamas (PSB).

Vidigal foi a 47,46% dos votos e Fábio a 19,39%. Caso seja eleito prefeito da Serra no segundo turno, Sérgio Vidigal será a tábua de salvação de Neucimar fraga (PSD), candidato derrotado à Prefeitura de Vila Velha nas eleições municipais. Ele ocupará a vaga como primeiro suplente da coligação que elegeu Vidigal, em 2018.

Ainda entre os deputados estaduais, Lorenzo Pazolini, disputando a prefeitura de Vitória, marcou 30,95% do total de votos e garantiu o segundo turno, concorrendo com o candidato do PT, João Coser, com 21,82%, tirando de cena outro deputado estadual, Fabrício Gandini (Cidadania), candidato derrotado do atual prefeito Luciano Rezende (Cidadania). Caso Pazolini se eleja prefeito de Vitória, sua vaga na Assembleia será ocupada pelo primeiro suplente, o conselheiro aposentado Tribunal de Contas do Estado, Marcos Madureira (eleito pelo PRP, que se fundiu com o Patriota).

Outro que irá para o segundo turno é Euclério Sampaio (DEM), em Cariacica, concorrendo com Célia Tavares (PT). Apontado como favorito até as duas últimas semanas da campanha, Euclério foi surpreendido pelo crescimento da petista, apoiada pelo deputado federal Helder Salomão. Caso seja eleito, assuma a vaga na Assembleia o ex-deputado Eustáquio de Freitas (PSB).

Carlos Von (Avante), em Guarapari; Marcos Garcia (PV), em Linhares; Hudson Leal, em Vila Velha; e Capitão Assumção (Patriotas), em Vitória, completam o grupo de perdedores nas eleições municipais. Com exceção de Von, que chegou em segundo lugar, os demais obtiveram baixa pontuação junto ao eleitor.

Em Barra de São Francisco, foi registrada a maior vitória dos deputados candidatos a prefeito. Enivaldo dos Anjos, com 15.844 votos, se elegeu e superou a marca anterior de 15.313 votos que haviam sido obtidos pelo atual prefeito Alencar Marim (Podemos). Além disso, elegeu 10 dos 13 vereadores. O primeiro suplente de sua coligação é Luiz Durão (PDT).

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/