sexta-feira, setembro 13, 2024
25.9 C
Vitória
sexta-feira, setembro 13, 2024

Leia Também:

Movimentos sociais protestam em frente à prefeitura de Cariacica

Ativistas apontam ineficácia das ações do poder público no município, que já ultrapassou mil mortes por Covid-19

A marca simbólica de mil mortes por Covid-19 levou diversos movimentos sociais atuantes em Cariacica a realizar uma manifestação em frente à prefeitura do município, que amanheceu nesta sexta-feira (23) com cartazes e cruzes fincadas nas suas proximidades como sinal de luto e homenagem às vidas perdidas. “São pessoas que em seus diferentes locais de moradia e trabalho colaboravam para erguer a nossa sociedade cariaciquense e capixaba, e eram amores das vidas de familiares e amigos”, manifestaram as 11 entidades assinantes em uma carta aberta.

Os representantes do movimentos se posicionaram no início da manhã no jardim próximo ao Trevo de Alto Laje, em frente à prefeitura e em local de grande fluxo. Além de cartazes nas mãos, estenderam faixas, uma lembrando os mais de mil mortos e outra com os dizeres “Bolsonaro genocida”.

Divulgação

Antônio Barbosa, presidente do Psol em Cariacica, ressaltou que o ato denuncia tanto o governo federal como o municipal, que além de não possibilitar um auxílio emergencial para a população necessitada, ainda carece de maior ação para reverter o problema crônico da saúde no município.

“É necessário mais investimentos em áreas como saúde e também assistência social e segurança alimentar”, apontou, dado o agravamento da situação de muitas famílias diante das crises sanitária e econômica em paralelo. “O problema se escancarou com a pandemia. Algumas políticas de assistência social foram desmontadas no município e deveriam ser reestruturadas. O banco de alimentos, por exemplo, tem uma distribuição mal organizada e atendimento muito ruim às famílias”, indica Antônio Barbosa.

Além do Psol de Cariacica, apoiaram o ato a Federação das Associações de Moradores de Cariacica (Famoc), Sindicato dos Servidores Municipais de Cariacica (Sindismuc), Pastoral Operária de Cariacica, Fórum de Mulheres de Cariacica, Coletivo Educação pela Base, Centro de Estudos Bíblicos do ES (Cebi-ES), Sindicato dos Psicólogos do ES, Fórum de Direitos da Criança e do Adolescente do ES e Conselho Estadual de Direitos Humanos.

Divulgação

O grupo criticou a política de abertura do comércio e escolas que tem feito aumentar a contaminação, apontando como “demonstração de descaso com a vida”. Também acusou a gestão do prefeito Euclério Sampaio (DEM) de ineficácia no combate à pandemia.

Cariacica foi o terceiro município do Estado a chegar a mais de mil mortes, depois de Serra e Vila Velha, embora tenha população menor do que estes municípios. Na Grande Vitória, tem a mais alta taxa de mortalidade por Covid-19, com 3,1%, a 12ª maior entre os 78 municípios capixabas. “Vidas cariaciquenses importam!” foi um dos lemas levantados pelo manifesto, que pede vacinação para todos e auxílio emergencial municipal, já anunciado em Vitória, Serra e Vila Velha.

Mais Lidas