Terça, 30 Abril 2024

Na Assembleia Legislativa, Casagrande e Hartung também têm 'empate técnico'

Na Assembleia Legislativa, Casagrande e Hartung também têm 'empate técnico'

A Assembleia Legislativa, que terminou 2013 em total harmonia com o Executivo, vai fechar o primeiro semestre de 2014 completamente dividida sobre o processo eleitoral deste ano. A possibilidade de haver uma disputa polarizada entre o governador Renato Casagrande e o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) provocou um empate técnico na Casa. É o que apontam as apostas de bastidores sobre quem ficará no palanque de quem na disputa deste ano.



Pelos comportamentos, do lado do governador Renato Casagrande estão 17 deputados. Deixando de lado questões partidárias, a tendência é de que peçam votos para o socialista os deputados Atayde Armani (DEM), Claudio Vereza (PT), Josias Da Vitória (PDT), Esmael Almeida (PMDB), Gildevan Fernandes (PV), Gilsinho Lopes (PR).



Também estariam na lista do socialista seus três deputados correligionários: Vandinho Leite, Glauber Coelho e Eustáquio de Freitas. Além deles, o aliado do prefeito da Serra, Audifax Barcelos, Jamir Malini (PTN), e os deputados José Carlos Elias (PTB), Lúcia Dornellas (PT), Luiz Durão (PDT), Marcelo Santos (PMDB), Marcus Mansur (PSDB), Sandro Locutor (PPS) e Janete de Sá (PMN).



Já os principais aliados do ex-governador Paulo Hartung na Assembleia são os demistas Elcio Alvares, que é líder do governo Casagrande, e o presidente Theodorico Ferraço (DEM), que também tem influência sobre a deputada Aparecida Denadai (PDT). Além dos dois principais atiradores do peemedebista no plenário, Paulo Roberto (PMDB) e Euclério Sampaio (PDT).



A eles também se somariam Dary Pagung (PRP), os peemedebistas Hércules Silveira, Luzia Toledo, José Esmeraldo e Solange Lube; e Genivaldo Lievore, Rodrigo Coelho e Roberto Carlos, do PT.



Alguns nomes são dúvida, como Marcus Mansur, que vai depender do posicionamento do PSDB na eleição. Mas apesar da pequena vantagem para o governador, a tendência é de que o Legislativo fique cada vez mais dividido até o início do processo eleitoral.



Como a expectativa é de renovação de metade do plenário, a escolha do palanque majoritário é importante para fortalecer as campanhas de reeleição dos deputados em suas bases. Mas a possibilidade de ter de  conviver o próximo mandato inteiro com um governador que não ajudou a eleger também está mexendo com os ânimos no plenário.



Nesta terça-feira (22), o colégio de líderes se reúne para disciplinar o uso dos equipamentos e espaços de mídia da Assembleia. O objetivo é restringir o uso eleitoral da Casa.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/