Segunda, 06 Mai 2024

Ocupação da Assembleia adia ainda mais escolha de conselheiro do TCES

Ocupação da Assembleia adia ainda mais escolha de conselheiro do TCES
Se havia uma expectativa de que a escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCES) pela Assembleia Legislativa não acontecesse antes do recesso parlamentar, diante da ocupação do prédio do legislativo estadual por manifestantes, há certeza de que o processo de escolha só deve mesmo ser iniciado com o retorno dos parlamentares em agosto. 
 
Todas as atividades da Assembleia estão paralisadas, inclusive, o trabalho da comissão especial criada para tomar as providências da escolha. Na semana passada, os parlamentares já achavam que haveria pouco tempo para ouvir os 22 inscritos para o cargo, sabatiná-los e submeter os nomes ao plenário antes do recesso, que começa na próxima quarta-feira (17).
 
Ainda que o deputado Euclério Sampaio (PDT) cumpra a promessa de pedir o adiamento do recesso por conta imbróglio envolvendo a votação do projeto de decreto legislativo que põe fim à cobrança do pedágio da Terceira Ponte, o trabalho da Casa deve ficar concentrado na discussão da matéria e nas pressões causadas pelos movimentos populares e pelo governo, envolvendo a proposta. 
 
Desde o início da semana, com a votação da urgência do projeto, a entrada na Ordem do Dia e a ocupação da Casa por manifestantes depois do pedido de prazo regimental de Gildevan Fernandes (PV), suplente da Comissão de Constituição e Justiça, sobre a matéria, a discussão em torno da vaga aberta para o Tribunal de Contas ficou em segundo plano. 
 
Além do clima conturbado, a Casa aguarda também o parecer do Ministério Público Estadual (MPES), que ingeriu no processo e quer analisar os currículos dos candidatos. A vaga foi aberta no dia 29 de maio com a aposentadoria do conselheiro Marcos Madureira e a vaga é da Assembleia. Além de quatro deputados estaduais – Sérgio Borges (PMDB), Cláudio Vereza (PT), Dary Pagung (PRP), e Paulo Roberto Ferreira –, também concorrerem ao cargo contadores, advogados, economistas, funcionários federais e servidores do próprio Tribunal de Contas. Ao todo, são 22 inscritos.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 06 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/