Quarta, 22 Mai 2024

Para Helder Salomão, população deve pressionar prefeitos após o carnaval

Para Helder Salomão, população deve pressionar prefeitos após o carnaval

Em recente entrevista a Século Diário, o ex-prefeito de Cariacica, Helder Salomão (PT), cantou uma pedra para os prefeitos eleitos em 2012 e que estão entrando no segundo ano de gestão este ano. Segundo a experiência vivida em seu primeiro e segundo mandatos no município, o petista experimentou o peso da cobrança da população por resultados.



A tendência é de que este mês de março seja justamente o início deste período de cobrança do eleitorado. Este ano, porém, a situação é mais complicada já que os prefeitos que já estavam em crise, desde o início de 2012, quando diminuíram os repasses do Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias (Fundap), viram a situação se agravar por causa das chuvas que atingiram o Estado no fim do ano passado.



“Encerrei o primeiro ano tranquilo e iniciei o segundo ano. Quando passou o carnaval parecia que tinha mudado tudo, porque as cobranças triplicaram. A partir de março cobranças serão maiores, vão cobra muito mais”, alertou o ex-prefeito.



A preocupação com a cobrança da população também já foi destacada por outro ex-prefeito, o de Vila Velha, Neucimar Fraga (PV), que afirma que a partir do momento em que são eleitos, os gestores do município passam a ser inimigos número um da população.



Em ano de eleição geral, a pressão sobre os prefeitos pelas demandas locais pode se tornar ainda mais forte, movida ainda pelos ecos das manifestações de rua do ano passado. Outro fator que pode influir também neste arrefecimento das cobranças é justamente o fato de os ex-prefeitos estarem na disputa eleitoral deste ano.



Em Cariacica, o próprio Helder Salomão é candidato e, embora afirme preferir não criticar o sucessor, vai querer fazer uma campanha, pautada nas realizações de sua gestão. O mesmo deve acontecer na Serra, com o ex-prefeito Sérgio Vidigal (PDT), que assim como Helder vai disputar a Câmara e também comparar a sua gestão coma do atual prefeito Audifax Barcelos (PSB), que o derrotou em 2012.



Em Vila Velha, a situação de Rodney Miranda (DEM) é mais complicada porque ele terá dois ex-prefeitos na disputa. Além de Neucimar Fraga, o ex-prefeito Max Filho (PSDB) também é candidato a um assento na Câmara dos Deputados. Em Vitória, o prefeito Luciano Rezende (PPS) pode se beneficiar se os ex-prefeitos Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) e João Coser (PT) travarem uma disputa ao Senado. Se Luiz Paulo disputar a Câmara dos Deputados vai fazer o debate eleitoral contra o vereador Fabrício Gandini (PPS), aliado do prefeito.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 22 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/