Terça, 30 Abril 2024

Postulantes à vaga no Senado são dependentes dos candidatos ao governo

Com a saída do ex-governador Paulo Hartung (PMDB) do páreo ao Senado, disponibilizando seu nome para a eleição ao governo do Estado, o campo para essa vaga ficou aberto e muitas lideranças se apresentam para ocupar a lacuna deixada pelo peemedebista. Mas com uma musculatura eleitoral parecida, os candidatos vão precisar de uma ajuda para alcançar a alta votação que o cargo exige.
 
Tudo vai depender também de como ficará a acomodação dessas lideranças nos palanques que estão colocados ao governo. O ex-prefeito de Vila Velha Neucimar Fraga (PV) quer se credenciar na disputa ao Senado, sendo candidato no palanque do governador Renato Casagrande. O governador tenta manter o PT em seu grupo e negocia a vaga também com o ex-prefeito de Vitória João Coser. Ambos têm um peso político parecido, com vantagem para o verde, que embora tenha perdido, saiu menos desgastado da prefeitura que o petista. 
 
No palanque de Hartung, outros dois nomes podem disputar a eleição. A deputada federal Rose de Freitas tem penetração no interior e garantia de vitória em convenção. Mas tem perdido força com os prefeitos desde sua última eleição em 2010. Além disso, o PMDB teria que fazer uma chapa puro sangue para manter Hartung ao governo e Rose ao Senado, o que fecharia a porta para os aliados. 
 
Nesse sentido, o candidato poderia ser Coser do PT ou Luiz Paulo Vellozo Lucas, do PSDB, dependendo da movimentação. Luiz Paulo vem de derrota na eleição em Vitória, o que prejudica seu desempenho, Coser sai desgastado depois de oito anos à frente da prefeitura. 
 
O delegado Fabiano Contarato (PR) pode ser candidato do palanque do senador Magno Malta se ele disputar o governo, mas mostrou capacidade própria de disputar a eleição. Como representa o novo, suas chances seriam a de não se unir a nenhum outro palanque, mas a dúvida é se teria fôlego para levar a eleição sozinho. 
 
A vaga em disputa é a que hoje é ocupada pela senadora Ana Rita (PT), suplente de Renato Casagrande, que deixou o Senado na eleição de governador em 2010. Hartung seria favorito na disputa, mas a presença de Fabiano Contarato ou do coronel Sérgio Aurich – candidato do PSDB se Hartung fosse candidato ao Senado –, colocaram em dúvida a entrada do ex-governador. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/