Sexta, 03 Mai 2024

Anvisa aprova registro de vacina contra a dengue

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (28), o registro da primeira vacina contra dengue no País. A Dengvaxia, do laboratório francês Sanofi Paster, teve a comercialização liberada, mas a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos ainda vai definir o valor de cada dose, em processo que leva, em média, três meses.



A vacina será disponibilizada inicialmente na rede particular. Na esfera pública, ainda haverá a análise por parte da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (SUS) para saber se a vacina será incorporada ao calendário público de imunizações. Ainda será avaliado o custo, a efetividade e os impactos epidemiológico e orçamentário da vacina ao SUS.



No início deste mês, o registro da vacina contra a dengue foi aprovado no México. O medicamento é indicado para pessoas com idades entre 9 e 25 anos e tem, segundo o laboratório, eficácia de 93% contra casos graves da doença, além de proteção contra os quatro tipos do vírus.



A vacina deve ser aplicada em três doses, com seis meses de diferença entre elas. O laboratório garante que a partir da primeira dose a vacina já protege 70% dos imunizados, mas as outras doses são necessárias uma vez que a proteção não se mantém sem as outras duas.



Números



De acordo com o boletim mais recente da dengue da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), entre 4 de janeiro e 19 de dezembro deste ano foram notificados 39.751 casos da doença. Do total, 947 são suspeitos da forma grave, 28 são óbitos confirmados e 19 são óbitos sob investigação. No mesmo período, a taxa de incidência da doença no Estado ficou em 1023,18 casos por grupo de 100 mil habitantes.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 03 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/