Domingo, 28 Abril 2024

Calo no sapato

sergiovidigal_7_redessociais Redes Sociais
Redes Sociais

A Saúde da Serra, definitivamente, vem se consolidando como o principal desgaste da gestão de Sérgio Vidigal (PDT). Assunto já recorrente na Assembleia Legislativa, que sempre acaba em embates protagonizados pelos deputados Pablo Muribeca (Patri), oposição, e Alexandre Xambinho (PSC), aliado do prefeito, um novo capítulo foi registrado na sessão desta segunda-feira (20), com um ingrediente a mais: troca de comando na pasta municipal, a segunda, o que também é sintomático e só agrava o cenário para Vidigal. Muribeca começou o enredo, aparentemente em tom mais calmo, mas voltou a citar Xambinho e jogou carga na prefeitura pela situação das unidades de saúde, como tem feito sempre, e convocou "uma união". Veio Xambinho, que concordou sem concordar, puxou a responsabilidade para o governo do Estado e falou de "palanque político para virar candidato". Pronto, daí estabeleceu-se a troca de farpas e insultos em mais duas rodadas de discussões. No pano de fundo, desta vez, exatamente o anúncio que circula nos bastidores e nas redes sociais, dando conta do pedido de exoneração da secretária, Bernadete Coelho, que assumiu o cargo em maio de 2021. O substituto seria um aliado antigo do prefeito, Iranilson Casado, seu coordenador de Governo. Quer dizer, mais um fósforo político riscado, situação ainda absurda nas UPAs, mudanças na equipe...cadê Vidigal?!

Imagina se não fosse
Chama atenção nesse abacaxi todo é que o prefeito é aliado de primeira fileira do governador Renato Casagrande (PSB) e nada de aparecer solução. Já os deputados ficam nesse jogo de empurra sobre responsabilidades. Enquanto isso, o grave problema persiste, com imagens, de fato, absurdas.

Lado A
Os interlocutores do prefeito alegam que a questão é resultado da falta de um Pronto-Socorro de portas abertas no município. A demanda é para reabrir o serviço do Hospital Estadual Jayme dos Santos Neves que atendia a essa demanda em 2019, mas interrompeu por conta da pandemia da Covid-19.

Lado B
Já Muribeca, que visita as UPAs e grava vídeos da situação, aponta incompetência da gestão municipal, lembrando que Vidigal é médico. Inclusive, tratou da mesma forma a nova troca de secretários, que ao invés de uma pessoa da área, vai ser um "amigo de Vidigal". A atual gestão começou com Sheila Cruz à frente da pasta de Saúde.

Exaltações
Na troca de "gentilezas" com Xambinho nesta segunda, Muribeca não economizou. Aos gritos, o chamou de "hipócrita" e "demagogo"; mandou "tomar vergonha na cara"; e ainda sugeriu "desvio de caráter e conduta".

2024
Novato na Assembleia, Muribeca, como já dito aqui, é ex-vereador da Serra e começou nessa época a fazer essa vigilância na Saúde. Ele se declara candidato a prefeito. Xambinho se esquiva, mas está entre as opções para suceder Vidigal, que garante não disputar a reeleição. O assunto também é puxado por Vandinho Leite (PSDB), outro que se movimenta para o pleito.

Sério?
Frase do deputado estadual Callegari (PL) em discurso no plenário nesta segunda, ao defender o armamento da população e criticar o ministro de Justiça, Flávio Dino, por dizer que não precisa de escolta: "convido o ministro a andar aqui no Centro de Vitória sem escolta".

Sério II?
Outro bolsonarista, o vereador de Vitória Leonardo Monjardim (Patri), convida para audiência pública na noite desta terça-feira (21) assim: "Não aceitamos mais o vandalismo, a violência, a desordem e a baderna no Carnaval no Centro. Esses episódios não podem vencer a tradição do Carnaval marcado por alegria e bom convívio entre os capixabas".

Sério III?
Monjardim diz que quer estabelecer "normas mais rígidas a fim de disciplinar o Carnaval". Convidou todo mundo que é contra o Centro: o promotor Marcelo Lemos, que recomendou a suspensão dos blocos, o secretariado em peso do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), e a Associação Pró-Centro. Nem os próprios blocos e a Associação de Moradores (Amacentro)? Ou seja, sem debate.

Passagem relâmpago
Natan Medeiros (União), nomeado pela Mesa Diretora para o cargo de assessor sênior da Secretaria (ASS) no último dia 3, foi exonerado. O ato consta no Diário Legislativo desta segunda-feira, com a descrição de "tornar sem efeito". Ué, apareceu outro cargo melhor? A conferir!

Passagem relâmpago II
Só para lembrar, ele tentou uma vaga na Casa no ano passado, sem êxito, obtendo apenas 7 mil votos. Em 2020, foi vice na chapa de Fabricio Gandini (Cidadania) à Prefeitura de Vitória, projeto também derrotado.

Nas redes
"Minha solidariedade à vereadora Karla Coser [PT], que sofreu um ataque covarde e difamatório por parte de um vereador do grupo dos que pensam que liberdade de expressão é liberdade até para cometer crimes. Karla, como digo sempre, nossa essência é a resistência, e eles não passarão". Jacqueline Moraes (PSB), secretária estadual da Mulher, sobre discurso de Davi Esmael (PSD).

FALE COM A COLUNA:

Esperou sentado

Deputado Denninho Silva (União) se soma à oposição na Serra e declara guerra ao prefeito Sérgio Vidigal (PDT)
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/esperou-sentado

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/