Sexta, 26 Abril 2024

Comissão da Ales pede restabelecimento imediato do Hospital dos Ferroviários

Comissão da Ales pede restabelecimento imediato do Hospital dos Ferroviários

A Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa (Ales) pediu o restabelecimento imediato das atividades do Hospital dos Ferroviários, em Vila Velha, durante audiência pública realizada nessa quinta-feira (7). Fechado desde fevereiro deste ano, o hospital enfrenta um entrave entre a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE). 

 
O problema, segundo o deputado Hércules Silveira (PMDB), presidente da Comissão de Saúde, foi identificado a partir de uma recomendação da PGE, apontando pendências administrativas do hospital. A Sesa deixou de realizar os repasses à instituição.



Com a medida, o hospital deixou de realizar seis mil atendimentos por mês, além de fechar 130 leitos e paralisar também os serviços de ambulatório. O hospital também está com salários atrasados há quatro meses e sua paralisação já sobrecarrega outras unidades, segundo a secretária municipal de Saúde de Vila Velha, Andréia Passamani.
 
As pendências administrativas não são divulgadas, mas segundo o Ministério Público Estadual (MPES) já foram requisitados os documentos à Sesa e à diretoria do hospital para que seja resolvida a situação. A promotora do Ministério Público, Ines Thomé Poldi Taddei, acredita que até o final da próxima semana a Secretaria Estadual de Saúde deverá esclarecer os fatos. 
 
No dia 18 de fevereiro, o hospital chegou a reabrir parcialmente oferecendo serviços de ambulatório e consulta, porém, sem o investimento de cerca de R$ 500 mil do governo federal e outros R$ 900 mil do Estado, o hospital não consegue restabelecer suas atividades normalmente. 
 
Para o deputado Hércules Silveira, é preciso uma solução urgente, independente das pendências administrativas.
 
Segundo o vice-presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-ES), Oswaldo Pavan, é “inaceitável o Espírito Santo, com defasagem de quatro mil leitos, fechar hospitais por falhas administrativas”. 
 
Fundado em 1918, o Hospital dos Ferroviários é uma entidade beneficente e filantrópica totalmente mantida com convênio do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/