Quarta, 01 Mai 2024

Ministério da Saúde estima que 28 mil meninas sejam imunizadas contra o HPV no Estado

O Ministério da Saúde estima que 28 mil meninas de 9 anos sejam imunizadas no Estado contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). A nova etapa de vacinação de meninas teve início no começo de abril, com imunizações feitas em escolas públicas e particulares, e postos de saúde, voltada para meninas de 9 anos, além de garotas com  idades entre 10 e 13 anos que ainda não foram vacinadas em outras etapas da campanha ou ainda não completaram as duas doses da vacina necessárias para a imunização contra o vírus.



A mobilização nacional do Ministério da Saúde foi iniciada no começo do mês com o slogan “Proteja o futuro de quem você ama”. Em 2016 o ministério alterou o calendário de vacinação contra o HPV, reduzindo o número de doses. A partir deste ano, não serão mais necessárias três doses da vacina, mas apenas duas, sendo que a segunda dose deve ser aplicada seis meses após a primeira.



A mudança foi baseada em estudos recentes que mostraram que o esquema com duas doses apresenta uma resposta de anticorpos em meninas saudáveis de 9 a 14 anos não inferior quando comparada com a resposta imune de mulheres de 15 a 25 anos que receberam três doses. As mulheres entre 9 e 26 anos que vivem com HIV devem continuar recebendo o esquema de três doses.}





O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18.  Em relação ao câncer do colo do útero, estudos apontam que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/