quinta-feira, janeiro 16, 2025
23.8 C
Vitória
quinta-feira, janeiro 16, 2025
quinta-feira, janeiro 16, 2025

Leia Também:

Chapa 2 vence disputa por comando do Sindifiscal e prega união da categoria

Já passava da 1 hora da manhã desta sexta-feira (3) quando os votos da eleição para a nova diretoria do Sindicato do Pessoal do Grupo de Tributação, Arrecadação e Fiscalização – TAF do Estado (Sindifiscal-ES) terminaram de ser apurados, dando a vitória para a Chapa 2 – Fisco Forte, de oposição. A vitória representa a saída de uma diretoria que estava à frente da entidade há quase 20 anos. 
 
O grande comparecimento às urnas mostra que a categoria é envolvida com a entidade. Dos cerca de 1,3 mil  auditores fiscais do Estado (incluindo aposentados e pensionistas), 95% são sindicalizados. 
 
De acordo com a presidente da Chapa 2, Zenaide Maria Tomazelli Lança (primeira mulher a ocupar o posto), ficou claro no início da campanha que a categoria estava desunida, polarizada entre aposentados e pensionistas e profissionais da ativa. “A diretoria que esteve à frente do sindicato por 18 anos trabalhou bem com o assistencialismo, mas está no momento de unir toda a categoria”, diz ela. 
 
Zenaide acrescentou que o governo precisa preencher os cargo vagos na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), já que um grande volume de auditores se aposenta em três anos. 
 
Ela ressalta que o trabalho desempenhado pelos profissionais é complexo e a legislação é dinâmica. “É preciso aliar o potencial dos novos com a experiência de quem está saindo”, conclui Zenaide.               
 
O Estado tem cada vez quadro cada vez menor de auditores fiscais de carreira, por isso, se faz necessária a luta em defesa do patrimônio da carreira e da busca por autonomia. 
 
A chapa vencedora propõe a criação de um observatório tributário, que terá o papel de aproximar a entidade da sociedade. 

Mais Lidas