Sábado, 18 Mai 2024

Vila Velha: garis suspendem greve, mas ameaçam nova paralisação

Os trabalhadores de limpeza de Vila Velha aceitaram retomar as atividades nesta sexta-feira (20). O acordo saiu depois de uma longa negociação mediada pelo Tribunal Regional do Trabalho, que começou na tarde dessa quinta-feira (19) e avançou a noite. Na segunda-feira (23) haverá uma nova audiência de conciliação com a presença de representantes da Prefeitura de Vila Velha, além das duas empresas que terceirizam os serviços de limpeza no município: a Corpus Saneamento e Obras Ltda e Vital Engenharia Ambiental S/A.
 
Os trabalhadores exigem que os cerca de 200 funcionários cortados pelas empresas sejam readmitidos. Eles também reivindicam que as empresas se comprometam a não fazer novas demissões. Caso as negociações não avancem na audiência desta segunda-feira, os garis ameaçam retomar a paralisação. As empresas de limpeza alegam que as demissões são consequência dos cortes feitos pela administração municipal, que detém os contratos. A presença de representantes da Prefeitura de Vila Velha na audiência será importante para se tentar um acordo sobre os cortes nos valores dos contratos.
 
O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação e Limpeza Pública (Sindilimpe/ES) esclarece que as demissões sobrecarregaram ainda mais os trabalhadores, que já estavam trabalhando no limite. Segundo o Sindilimpe, a demissão em massa compromete a qualidade do serviço de coleta de lixo domiciliar, comercial e hospitalar, a varrição das ruas, das feiras, a capina e a jardinagem. O sindicato destaca que Vila Velha é o segundo município mais populosos do Estado, com mais de 450 mil habitantes.
 
Antes das demissões, afirma o sindicato, já havia dificuldade em manter todos os serviços de limpeza em Vila Velha. Os trabalhadores, frequentemente, eram obrigados a fazer horas extras,  o que se torna desgastante em uma atividade cansativa e insalubre. O Sindilimpe questiona: "Quem realizará o serviço desses quase 200 trabalhadores se as demissões forem mantidas? A categoria não suportará a sobrecarga de trabalho". 
 
A audiência de conciliação será realizada pelo vice-presidente do TRT, desembargador Marcello Mancilha, na próxima segunda-feira, às 15h.

Veja mais notícias sobre Sindicato.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 19 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/