Sábado, 27 Abril 2024

Campo de batalha

vidigal_muribeca_ales Ales
Ales

Poucos dias após o anúncio da gestão do prefeito da Serra, Sergio Vidigal (PDT), de que processaria todos os envolvidos na "Operação Peixada", realizada no Sistema Nacional de Emprego (Sine), a Câmara Municipal já está pronta para investigar os três vereadores de oposição ligados ao deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos), líder da ação. Nessa segunda-feira (27), foi instalada a Comissão Especial Processante contra Anderson Muniz (Podemos), Darcy Júnior (Patri) e Professor Artur (Solidariedade), por quebra de decoro, após duas denúncias apresentadas à Casa: uma do subsecretário de Trabalho e Renda da Prefeitura da Serra, Renato Ribeiro, que chegou a ser conduzido à delegacia no dia da operação, assinada pelo advogado criminalista e ex-presidente da seccional capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), Homero Mafra, e outra pela Procuradoria da Serra. A votação que criou a comissão terminou em 13 a 7 e os integrantes são Sérgio Peixoto (Pros), presidente; Elcimara Loureiro (PT), relatora; e Professor Rurdiney (PSB), membro. O primeiro é o líder do Governo na Casa e os outros dois também são da base. Não é comum nos legislativos, como se sabe, condenações de atos de colegas de plenário - neste caso, resultaria em cassação dos mandatos -, pelo contrário, sempre prevalece o corporativismo. Mas a questão aí é ampla e bate na porta das eleições de 2024. Quer dizer: batalha posta, tudo pode acontecer!

Cenas
Antes de pular para a nota divulgada pelos vereadores, nesta terça-feira (28), vale recapitular o resumo da operação, do último dia 17: Muribeca e o trio estiveram no Sine, fazendo as vezes de policiais e investigadores, e denunciaram um esquema de loteamento de vagas de emprego, que atenderia a interesses do grupo de Vidigal, inclusive eleitorais. Houve interrogatório de servidores e até apreensão de celular.

Cenas II
O deputado acionou a Polícia Militar e o subsecretário foi conduzido à delegacia para prestar depoimento. Uma servidora do Sine, que aparece em vídeo divulgado por Muribeca nas redes sociais, seria a suposta denunciante do esquema e também foi conduzida. Ambos foram liberados depois.

Tom abaixo
Na nota conjunta, os vereadores adotaram um tom mais ameno em relação às últimas manifestações sobre a operação. Dizem "encarar com naturalidade da abertura da comissão"; "expressam absoluta convicção de que não extrapolaram os limites de suas prerrogativas constitucionais"; e que têm "total confiança nas instituições" – Ministério Público do Estado (MPES), Judiciário e Câmara da Serra".

Passos de tartaruga
Na Assembleia Legislativa, o mesmo procedimento foi instaurado contra Muribeca, assinada por Homero Mafra, mas, pelo que se sabe, ainda não avançou. A direção será dada pelo presidente, Marcelo Santos (Podemos), que nos casos deste ano, como de Lucas Polese (PL), que se recusou a fazer bafômetro em uma blitz, com o carro oficial, demorou para dar prosseguimento.

Só depois
Detalhe nada desprezível: falta pouco tempo para o início do recesso parlamentar, no próximo dia 23 de dezembro, e tanto na Câmara quanto na Assembleia, as investigações só serão finalizadas em 2024, após um longo hiato.

Apostas?
No legislativo estadual, difícil crer que dará em alguma coisa. Na Câmara da Serra, em meio à efervescência da eleição municipal, o trabalho da comissão processante promete esquentar.

Cercado
No pano de fundo da questão, os palanques opostos de Muribeca e Vidigal à prefeitura. O deputado se filiou ao Republicanos e tem utilizado seu mandato para investir contra o prefeito. Já Vidigal, que jurava não tentar a reeleição, nem tem como fugir mais. A guerra está instalada e deixar a disputa, tendo ainda no páreo seu adversário tradicional, o ex-prefeito Audifax Barcelos (PP), coloca em risco o poder de seu grupo político.

Homenagens
O deputado estadual Theodorico Ferraço (PP) se emocionou na sessão da Assembleia desta terça-feira (28). Aniversariante do dia – 86 anos -, ele ouviu discursos dos colegas de plenário exaltando sua trajetória política. Também teve vídeo! Ferraço, já há algum tempo, tem participado de forma online das sessões, de sua casa em Marataízes, por questões de saúde.

Mesa eleitoral
Por falar no sul do Estado, em Cachoeiro, também reduto de Ferração, o trio que caminha junto, formado por Diego Libardi (Republicanos) e os deputados estaduais Allan Ferreira (Podemos) e Bruno Resende (União), seguem em encontros para articular a eleição de 2024. Os termos espalhados são "retomada do desenvolvimento" e "um por todos, todos por um".

Mesa eleitoral II
A nova rodada de conversas ocorreu ao mesmo tempo em que outro bloco, do prefeito Victor Coelho (PSB), consolidou etapa importante, com a filiação ao mesmo partido da secretária de Obras e Serviços, Lorena Vasques, cotada para a sucessão. Todo mundo demarcando, com antecedência, o próprio território.

Nas redes
"Estivemos no Mirante do Jaburu, obra realizada durante a minha gestão, para ouvir as demandas da comunidade e falar sobre o potencial de desenvolvimento de Vitória (...) Destacamos a importância de promover uma gestão transformadora, ouvindo sempre as demandas dos moradores, nada goela abaixo". Luiz Paulo Vellozo Lucas, do PSDB, em mais uma visita aos bairros, no caminho até a eleição de 2024.

FALE COM A COLUNA:

Enredos eleitorais

Eleições na Ales: em uma só sessão, Vidigal vira alvo de novo, e denúncias de fake news em Barra de São Francisco e Vila Pavão
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/enredos-eleitorais

Artilharias montadas

No cenário da Serra, já entraram no jogo de 2024, mesmo, o ex-prefeito Audifax e o deputado Pablo Muribeca
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/artilharias-montadas

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/